Portal Revista Opinião

O novo panorama político de José de Freitas pós eleições 2012

Matéria publicada em, 20 de outubro de 2012

As eleições municipais de 7 de outubro último trouxeram algumas peculiaridades, dentre elas a quase completa renovação da câmara municipal, o afunilamento político de um cacique e a volta de outro, além do surgimento de uma nova frente política na cidade.

Dos nove vereadores eleitos no último pleito, apenas dois se reelegeram e com uma votação menor que na eleição anterior, foram eles Carlim Sampaio (PSD) e José Luiz Pereira (PDT), que fazem parte da base governista. Os demais foram derrotados nas urnas com uma votação bem inferior à recebida nas eleições de 2008.

Carlim Sampaio e Zé Luiz Pereira, reeleitos em 2012

 

Não se reelegeram os atuais vereadores Bacharel (PSB – presidente da câmara), Marcos Paraguassu (PSB), Valter Barros (PSB), Humberto Teles (PPL), Raimundo Lira (PMDB) e Arnaldo Abreu (PSD). O vereador Etevaldo (PSD) não concorreu à reeleição.

Onze nomes foram eleitos para o primeiro mandato na câmara municipal. São eles:  Zilzimar Fernandes (PSB), Roberval Carvalho (PSDC), Castelo (PMDB), Roberval Santos (PMDB), Professor Zé Luiz (PSDC), Pedro Gomes (PT), Dante Freitas (DEM), Professor Monteiro (PTC), Alfredo Holanda (PHS), Celivane (PTB) e Claudomires (PV).

Candidatos eleitos vereadores pela 1ª vez em J. de Freitas nas eleições 2012

Essa renovação no legislativo muito se deve à falta de trabalho da atual legislatura, onde, por muitas vezes, as sessões, quando aconteciam, não passavam de 10 minutos, e serviam apenas para a leitura da ata da sessão anterior.  Outro fato que contribuiu para a renovação na câmara foi o acompanhamento das sessões por este portal, www.revistaopiniao.com, levando à população o descaso dos vereadores junto à comunidade freitense.

Veja em: http://www.revistaopiniao.com/politica/farra-com-o-dinheiro-do-povo-nepotismo-impera-na-camara-municipal-de-jose-de-freitas.html

Desde sua fundação, em fevereiro de 2011, o revistaopiniao.com passou a levar ao conhecimento da sociedade freitense a inércia de seu legislativo municipal, e até mesmo o analfabetismo político de alguns que ocupavam uma cadeira naquela casa, a falta de projetos, a falta de fiscalização sobre o executivo, a prática do nepotismo, enfim, mostrou a desmoralização por que passa o legislativo freitense.

Outro fato que as eleições deste ano serviram para mostrar, foi o declínio político de um dos caciques da política local. Derrotado nas urnas pela 4ª vez consecutiva nas eleições municipais, Ricardo Camarço torna-se um político em decadência, o que deixa cada vez mais difícil sua permanência na briga pelo poder em José de Freitas futuramente.

Ricardo Camarço, derrotado pela 4ª vez em JF

Com as eleições deste ano, quem retorna à ciranda política freitense é o ex-prefeito Robert Freitas, cassado por compra de votos e conduta vedada nas eleições de 2008. Nestas eleições Robert Freitas conseguiu transferir quase que 90% dos votos obtidos por ele nas eleições passadas ao candidato por ele apoiado, Josiel Batista, mostrando que ainda consegue manipular muitos eleitores, mesmo sendo um político ficha suja e condenado pela justiça.

Robert Freitas e Josiel, prefeito eleito de José de Freitas

Quem também se fortaleceu depois da contagem dos votos nestas eleições foi o Partido Verde, liderado por Edimilson Oliveira, candidato a prefeito, e sua vice Profª Patrícia Gonzaga, dois jovens sem nenhuma experiência na política, porém com um histórico de vida baseado nos estudos e no trabalho, sempre com dignidade e honestidade.

A candidatura do Partido Verde obteve mais de 4 mil votos  conquistados numa campanha sem muitos recursos e com um discurso inovador, que prima pela moralidade na coisa pública, e respaldado pela história de vida das pessoas que fazem o partido na cidade. Dessa forma, o PV se firmou como oposição ao sistema administrativo dos dois grupos políticos tradicionais de José de Freitas, o do ex-prefeito Robert Freitas e o do atual Ricardo Camarço.

Da Redação


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO