Núcleo Mirim Cidadão de José de Freitas realiza solenidade de abertura do ano preventivo 2019

Matéria publicada em, 31 de março de 2019

Por Chagas Silva

O Núcleo Mirim Cidadão de José de Freitas, realizou na manhã deste Domingo, (31), no Ginásio Poliesportivo Mestre Eva, uma solenidade de abertura do ano preventivo socioeducativo 2019, na oportunidade foi apresentado ao público presente as atividades desenvolvidas envolvendo crianças e adolescentes de 7 a 17 anos.

O projeto, que funciona no Município desde 2014, sob a coordenação do funcionário público Estadual, Márcio Jonas, conta com uma equipe composta por uma Assistente Social, três Acadêmicas de Serviço Social, uma Psicóloga, uma Psicopedagoga, três Pedagogas, três Educadores Físicos, uma Instrutora de Capoeira e um Instrutora de Coral.

Deste de 2018 o Núcleo passou a ser representado institucionalmente pela Associação dos Moradores do bairro Matadouro, José de Freitas, no qual tem o Senhor José Celestino, presidente da associação de moradores do referido bairro e Coordenador adjunto do projeto, deste de então, possibilitando realizar convênio e parcerias com os demais órgão e instituições públicas e privadas do Município.

As atividades do Projeto Mirim Cidadão de José de Freitas, são realizadas em duas escolas públicas Municipais, CAIC e Levi Carvalho, onde os Mirins participam de palestras educativas envolvendo temas sobre enfrentamento às drogas, educação ambiental, educação de trânsitos e cidadania. Também são desenvolvidas atividades esportivas de futebol, recreação, arte, coral e capoeira.

Durante tais atividades sempre são abordados os temas sobre enfrentamento às drogas e cidadania. Os Mirins também recebem dos policias militares instruções de comandados coletivos, visando desenvolver neles a coordenação motora, atenção e disciplina.

Durante a solenidade o público presente ouviu o discurso das autoridades presentes, que manifestaram apoio ao projeto, ainda assistiram uma apresentação do Grupo de Capoeira “Engenho Banto”, uma apresentação da Mirim Camila, e da Mirim Iasmim. O prefeito Roger Linhares destacou a parceria firmada da Prefeitura em apoio ao projeto desde o início de sua gestão.

Estiveram presentes no evento o Prefeito Municipal Roger Linhares, a advogada Milena Craveiro, representante da Comissão de Políticas de Enfrentamento às Drogas da OAB-PI, a Profa. Alzenir, representando o SEMAC de José de Freitas, os Vereadores Alfredo Holanda e Pampa, representando a Câmara Legislativa do Município, o Cabo-PM Bernadino, representando o 16° BPM-PI, o o Conselheiro Tutelar do Município, Coronel Pinheiro, e o jovem Pedro Paulo, representando a Associação de Moradores do Bairro Tijuca.

 


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO