Portal Revista Opinião

Nokia lança Lumia 1020 com câmera PureView de 41 megapixels e WP8

Matéria publicada em, 11 de julho de 2013

Nokia apresentou o Lumia 1020, novo top de linha com Windows Phone 8 e câmera PureView de 41 megapixels, nesta quinta-feira (11), em Nova York. O smartphone finalmente traz o poderoso sensor do 808 PureView para a linha Lumia, sem perder o já conhecido design de policarboneto multicolorido dos aparelhos. O Nokia Lumia 1020 chegará no dia 26 de julho nos Estados Unidos e deve chegar ao Brasil até o fim do ano.

No geral, o Lumia 1020 apresenta pequenas melhorias no hardware em relação aos tops de linha 920925 e 928. O corpo do aparelho mantém o uso do policarboneto nas cores amarelo, preto e branco. Entretanto, a grande trunfo deste smartphone é mesmo a sua poderosíssima câmera de 41 megapixels com um conjunto de seis lentes Zeiss e tecnologia PureView. O novo Lumia é capaz de fazer grandes zooms sem perda da qualidade.

O Lumia 1020 traz ainda uma funcionalidade chamada dual capture, que tira fotos em resoluções diferentes: uma com 38 megapixels para edições e outra de 5 MP para compartilhamento em redes sociais e na internet.

Nokia Lumia 1020

Nokia Lumia 1020

Ainda no quesito fotografia, o novo smartphone da Nokia traz flash Xenon e sistema para correção de fotos em ambientes com baixa luminosidade. Estão presentes também o aplicativos Nokia Smart Câmera, já lançado para outros Lumias, e o inédito Nokia Pro Camera.

O novo aplicativo da Nokia promete trazer um controle completo das fotografias em uma interface bastante intuitiva. Com Pro Camera, é possível ainda configurar o balanço de branco, nível de exposição, entre outros. Outra função que chamou a atenção é possibilidade de fazer fotografias com light painting, técnica que cria rastros em imagens através de objetos luminosos.

Para vídeos, o Lumia 1020 traz um novo sistema de estabilização de imagens (OIS) e um flash LED dedicado. O novo smartphone é capaz de fazer gravações em Full HD (1080p) a 30 quadros por segundo (fps) e captação de áudio estéreo. Na parte frontal, o aparelho possui uma câmera de 1,2 megapixels para videoconferências em HD (720p).

O novo smartphone da Nokia traz também a suíte de aplicativos HERE da Nokia, com mapas, navegação GPS e o Nokia Lente, recurso de realidade aumentada para indicar pontos de interesse. A companhia anunciou ainda que os apps VinePath e Flipboard estarão disponíveis em breve na loja Windows Phone Store, que já conta com cerca de 165 mil softwares.

Hardware atualizado, mas sem grandes melhorias

A grande mudança do Lumia 1020 para os seus antecessores é a nova memória RAM de 2 GB, o dobro da geração atual. No mais, estão mantidos o hardware que roda com facilidade o Windows Phone 8: processador dual-core Snapdragon S4 de 1,5 GHz e 32 GB de armazenamento interno, com 7GB extras no Skydrive, mas sem entrada para cartão de memória.

Nokia Lumia 1020-2

O smartphone da Nokia chega com tela AMOLED PureMotion HD+ de 4,5 polegadas com maior sensibilidade ao toque e tecnologia ClearBlack. Além disso, o painel do novo smartphone vem protegido com o novo vidro Gorilla Glass 3, mais resistente a riscos e quedas.

O Nokia Lumia 1020 estará disponível nos Estados Unidos no dia 26 de julho por US$ 299 (R$ 600), junto com a contratação de plano com operadora AT&T. Ainda não há previsão de chegada ao Brasil, mas a Nokia confirma que planeja lançar uma variante exclusiva do aparelho na Europa e América Latina em parceria com a Telefônica, dona da brasileira Vivo. Rumores dão conta de que a versão contaria com 64 GB de armazenamento interno.

Fonte: TechTudo


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO