Mudança nas paradas dos ônibus intermunicipais em Teresina causa indignação e transtorno aos usuários

Matéria publicada em, 18 de novembro de 2015

Sede da Strans em Teresina-PI
Sede da Strans em Teresina-PI

A mudança nas paradas dos ônibus intermunicipais que circulam em Teresina, em vigor deste esta terça-feira, 17/11, tem causado indignação e transtornos aos usuários das cidades vizinhas à capital, principalmente aquelas pertencentes à Grande Teresina, entre eles José de Freitas.

Todos os passageiros oriundos dos municípios piauienses que compõem essa região (Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Pau D’Arco e União) serão os principais prejudicados com a medida.

De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), a mudança tem como principal objetivo garantir a fluidez no trânsito do Centro da capital, que não estaria mais suportando o intenso fluxo vindo do interior.

Por conta da mudança, muitos passageiros vindos do interior terão que utilizar o transporte público da capital para conseguir chegar a alguns locais próximos de onde os ônibus costumavam passar, um prejuízo enorme para trabalhadores e estudantes que já são penalizados com o alto custo das passagens intermunicipais.

Imagem: portal az
Imagem: portal az

A medida foi determinada por meio de uma portaria enviada pelo Superintendente Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina, Carlos Augusto Daniel Junior, ao secretário estadual de transportes, Guilhermano Pires.

Autoridades já se manifestam

Tão logo a medida foi anunciada, a prefeita de Altos, Patrícia Leal, correu para se reunir com o diretor da Strans Carlos Daniel Júnior, ainda nesta terça (17) para tratar da mudança feita pela Prefeitura de Teresina dos pontos de desembarque dos ônibus intermunicipais. “Muitos estudantes e trabalhadores de nossa cidade estão descendo muito longe do Centro, tendo que caminhar longos trechos para chegarem ao seu destino. Queremos uma ação imediata da Prefeitura de Teresina para que os pontos na Avenida Maranhão sejam restabelecidos para os veículos de Altos”, comenta Patrícia Leal.

Patricia Leal em reunião com o diretor da Strans (imagem: portal az)
Patricia Leal em reunião com o diretor da Strans (imagem: portal az)

Em José de Freitas, na sessão ordinária da câmara municipal nesta terça (17/11), o vereador Dante puxou a discussão sobre o assunto na tribuna da casa, e conclamou aos demais vereadores que assinem um ofício a ser entregue ao diretor da Strans, Carlos Daniel Júnior, para que se busque uma solução para o problema do trânsito na capital sem prejudicar os usuários da cidade de José de Freitas e de outras cidades próximas afetadas com a medida.

Ofício endereçado ao diretor da Strans apresentado na camara pelo vereador Dante (imagem: jfemdia)
Ofício endereçado ao diretor da Strans apresentado na câmara pelo vereador Dante (imagem: jfemdia)

Da Redação


Revista Opinião