Portal Revista Opinião

Morre de infarto, aos 66 anos, o narrador Luciano do Valle

Matéria publicada em, 19 de abril de 2014

Luciano dom ValleO narrador Luciano do Valle, 66 anos, faleceu neste sábado. Ele passou mal durante uma viagem de avião e ainda foi levado a um hospital, mas não resistiu e morreu.

Luciano marcou época na televisão brasileira desde a década de 70 como narrador esportivo. Ele trabalhou nas principais emissoras do país: Band, Record e Globo. Na Band, Luciano do Valle teve duas passagens, de 1983 a 2003 e depois de 2006 até os dias de hoje. Transformou a emissora em Canal do Esporte.

Além de se especializar na narração do futebol, foi um dos principais divulgadores dos esportes olímpicos. Narrou também boxe, lançando Maguila, foi ícone da geração de prata do vôlei masculino na década de 80, apresentou programas esportivos e se notabilizou como narrador de futebol.

No avião

Em entrevista à TV Bandeirantes, o repórter Fernando Fernandes, que estava no mesmo voo do locutor, contou que Luciano queixou-se de dores nas costas antes de entrar no avião. “Ele estava sentado na primeira ou segunda fileira e percebi que ele não estava legal. Um cardiologista percebeu também e se ofereceu para prestar o primeiro atendimento. Ele estava branco e transpirando muito. Quando descemos do avião, ele teve dificuldades para se deslocar e não estava se sentindo bem. O doutor já havia solicitado uma ambulância, que chegou e veio até a pista. Durante o trajeto, acho que ele teve um problema cardíaco, e a situação estava piorando a cada momento. Chegou no hospital e veio até a UTI e começaram a tentar reanimá-lo”, explicou.

Ainda de acordo com o repórter, Luciano deu entrada no hospital Santa Genoveva por volta de 15h15 e teve sua morte declarada uma hora depois.

Nos últimos tempos, Luciano já vinha apresentando problemas de saúde, às vezes notáveis durante as transmissões. Teve um acidente vascular cerebral há dois anos e ficou afastado de seu trabalho na Bandeirantes. Do Valle se preparava para a Copa do Mundo, que começa daqui menos de dois meses.

Segundo os médicos, Luciano do Valle, morreu de infarto. O jornalista ia para Uberlândia cobrir o jogo entre Atlético-MG e Corinthians, neste domingo (20), pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Parque do Sabiá.

Luciano do Valle

Luciano do Valle Queiroz é natural de Campinas e trabalhava atualmente na TV Bandeirantes. Foi narrador esportivo da TV Globo por onze anos. Chamado de “o melhor gol da TV”, ele é considerado um dos principais profissionais da imprensa do país, tendo transmitido Copas do Mundo, Olimpíadas, Fórmula 1 e Fórmula Indy.

Torcedor da Ponte Preta, Luciano iniciou a carreira aos 16 anos na Rádio Central de Campinas, e ganhou destaque trabalhando na Rádio Nacional, em São Paulo. Neste ano ele completaria 51 anos de carreira.

Da Redação


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO