Missa de Ramos abre celebrações da Semana Santa em José de Freitas

Uma multidão participou da Missa de Ramos na Paróquia de N. S. do Livramento, em José de Freitas, na manhã deste domingo, 13 de abril. A missa especial foi celebrada pelo padre Gilcimar Lima Machado, com a participação de padre Alcindo e diácono Antonio Primo, além de outros colaboradores.

ramos 10

O Domingo de Ramos abre por excelência a Semana Santa. É onde se relembra e celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição.

A Celebração

A celebração deste Domingo de Ramos foi iniciada com a bênção dos ramos na Igreja de São Francisco, em seguida, o Pároco proclamou o Evangelho de Mateus (Mt 21, 1 – 11), onde o povo de Jerusalém aclamavam Jesus como Rei, cortavam os ramos das árvores e estendiam no chão por onde Jesus passava. Após a aclamação ao evangelho, a multidão saiu em procissão por algumas ruas da cidade até a Igreja Matriz de N. S. do Livramento passando á segunda parte da liturgia.

ramos 12

Padre Gilcimar em sua homilia falou que a liturgia deste Domingo de Ramos começa com o hosana e termina com a crucificação de Jesus. Ele fez uma analogia com os ramos, dizendo que atualmente todos somos os ramos e Jesus nossa videira.

Disse também que Jesus aceitou nossos pecados (1ª leitura), em sua carne. Não se igualou a Deus, aceitou sua condição humana em sinal de obediência ao Pai (2ª leitura).

ramos 0

Sobre o evangelho, que foi narrado por um grupo de paroquianos, o padre convidou e incentivou o povo a assumir a posição de Maria na crucificação de Jesus em sua entrega à cruz.

ramos 4

Padre Gilcimar fez um convite ao povo para que continue a caminhada rumo ao Pai e que aproveite esta Semana Santa para intensificar e vivenciar a fé cristã para bem participar da Páscoa.

ramos 2

História

Este domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramos e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde Jesus passava montado num jumento. Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo o aclamava “Rei dos Judeus”, “Hosana ao Filho de Davi”, “Salve o Messias”. E assim, Jesus entrou triunfante em Jerusalém despertando nos sacerdotes e mestres da lei muita inveja, desconfiança, medo de perder o poder. Começa, então, uma trama para condenar Jesus à morte na cruz.

O povo aclamava Jesus Cristo cheios de alegria e esperança, pois Jesus, como o profeta de Nazaré da Galileia, o Messias, o Libertador, certamente iria libertá-los da escravidão política, econômica e religiosa imposta cruelmente pelos romanos naquela época, que massacrava a todos com rigores excessivos e absurdos.

Mas, essa mesma multidão, poucos dias depois, manipulada pelas autoridades religiosas, o acusaria de impostor, de blasfemador, de falso messias. E, incitada pelos sacerdotes e mestres da lei, exigiria de Pôncio Pilatos, governador romano da província, que o condenasse à morte.

Por isso, na celebração do Domingo de Ramos, se proclama dois evangelhos: o primeiro, que narra a entrada festiva de Jesus em Jerusalém fortemente aclamado pelo povo; e depois o Evangelho da Paixão de Cristo, onde são relatados os acontecimentos do julgamento de Jesus. Julgamento injusto com testemunhas compradas e com o firme propósito de condená-lo à morte. Antes, porém, da sua condenação, Jesus passa por humilhações, cusparadas, bofetadas, é chicoteado impiedosamente por chicotes romanos que produziam no supliciado, profundos cortes com grande perda de sangue. Só depois de tudo isso é que Ele foi condenado à morte e pregado numa cruz.

Confira a Programação da PNSL para a SEMANA SANTA 2014:

DIA 13/04/2014 – DOMINGO DE RAMOS

  • 6h30 – Bênção dos ramos na Igreja de São Francisco em seguida procissão passando por algumas ruas até a Igreja Matriz.
  • 17h00 – Missa – Igreja Matriz
  • 19h30 – Missa – Igreja Matriz

DIA 14/04/2014 – SEGUNDA-FEIRA

  • 6h30 Missa na Igreja

15/04/2014 – TERÇA-FEIRA

  • 8h00 – Missa dos Santos Óleos (Campo Maior)
  • 19h00 – Missa na Igreja Matriz

16/04/2014 – QUARTA-FEIRA

  • 8h00 – Missa pelos enfermos
  • 21h00 Concentração na Igreja Matriz e procissão do Fogaréu pelas Ruas da cidade terminando com a bênção.

DIA 17/04/2014 – QUINTA-FEIRA

  • 19h30 – Missa do Lava-pés, logo após trasladação do Santíssimo para a Igreja de São Francisco e adoração até meia noite

DIA 18/04/2014 – SEXTA-FEIRA

  • 6h00 às 12h00 – Horário de adoração
  • 15h00 Celebração da Paixão do Senhor

DIA 19/04/2014 – SÁBADO

  • 21h00 – Celebração da Vigília Pascal

DIA 20/04/2014 – DOMINGO

  • 6h30 – Missa da Páscoa – Matriz
  • 17h00 – Missa da Páscoa – Matriz
  • 19h30 – Missa da Páscoa – Matriz

Veja mais imagens da Missa de Ramos:

dom ramos 1dom ramos 2

Da Redação                                                                                                        Informações e imagens PNSL