Portal Revista Opinião

Meteorologia alerta que chuvas ficarão abaixo da média de março até maio no PI

Matéria publicada em, 8 de março de 2016

Apesar da ocorrência de chuvas e até de enchentes em várias partes do Piauí entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, os especialistas alertam que o mês de março deverá ser diferente. A meteorologia aponta que os índices previstos para o período devem ficar abaixo da média histórica e o calor também deve ser intenso.

Tempo em José de Freitas-PI   Fonte: Clima Tempo

Tempo em José de Freitas-PI Fonte: Clima Tempo

De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, a ocorrência de chuvas em março deve ser maior que a registrada em fevereiro, mesmo assim deverá ficar abaixo da média. A razão para as poucas chuvas é o tão conhecido fenômeno El Niño, que inibe a chegada das chuvas e ainda contribui para a elevação das temperaturas.

“O El Niño está sendo responsável pela inibição das chuvas desde fevereiro, agora em março e até maio no Piauí. Além dele estar inibindo as chuvas ele faz também as temperaturas ficarem bem mais elevadas do que a gente já verificou”, disse a meteorologista.

Na segunda quinzena de janeiro, fortes chuvas foram registradas em diversas cidades do interior do Piauí. Na região Sul do estado, municípios como Dom Inocêncio, Queimada Nova e Júlio Borges foram atingidos por enxurradas e chegaram a ficar com acessos interrompidos.

As chuvas fortes também interromperam a PI-117, entre Batalha e Esperantina, na região Norte. Se depender das previsões para o restante de março, os problemas nessas cidades não devem se repetir.

Fonte: G1


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO