Lançado o 1º Salão do Livro de José de Freitas

Matéria publicada em, 24 de junho de 2016

Foi lançado na noite desta quinta-feira, 23 de junho de 2016, a 1ª edição do Salão do Livro da cidade de José de Freitas-PI, que leva o nome SALIJO.

Foto: jf1
Foto: jf1

A cerimônia entrega para a sociedade josedefreitense um dos mais importantes eventos culturais da cidade, o Salão do Livro que, dentre outros objetivos, busca incentivar o gosto pela leitura, e consequentemente pela escrita, dos alunos e professores, assim como de toda a comunidade local.

Gestores da educação, professores, alunos, vereadores e comunidade marcaram presença na solenidade, que contou com a presença ilustre do escritor e compositor Salgado Maranhão, que será um dos palestrantes no Salão.

Escritor Salgado Maranhão - Foto: jf1
Escritor Salgado Maranhão – Foto: jf1

A solenidade contou ainda com a presença do deputado João de Deus Sousa, que é o idealizador do evento, e do Secretário de Segurança Fábio Abreu. Marcaram presença também, o advogado Alano Dourado e o professor Wellington Soares, que é um dos fundadores do SALIPI, e também colabora com a realização do 1º SALIJO.

Artistas locais, como João Oliveira, Erimar Oliveira, Gilmar Leite, Ana Sofia, Bolica e Flavio Henrique, também agraciaram o evento. O ex-prefeito e professor Pedro Paulo também compareceu ao evento, ele que será um dos palestrantes, juntamente com a professora Amparo Holanda, que logo estará publicando mais um livro.

Bolica e Ana Sofia (Foto: jf1)
Bolica e Ana Sofia (Foto: jf1)

A plateia, composta principalmente por professores e estudantes até recitou um poema conduzida pelo professor Wellington Soares. Apresentações com alunos das escolas abrilhantaram a noite que fechou com chave de ouro num dueto de Ana Sofia e Bolica. No final, um coquetel foi servido aos presentes.

O 1º Salão do Livro de José de Freitas acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de julho próximo, nas dependências da escola Antônio Freitas, onde receberá vários escritores, palestrantes, e artistas locais e regionais.

SALGADO MARANHÃO

Salgado Maranhão, nasceu José Salgado Santos. Ele estudou Comunicação na PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio de Janeiro, onde mora desde 1973. Compositor-letrista, tem músicas gravadas por vários artistas como Amelinha, Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Paulinho da Viola, Rosa Marya Colin, Vital Farias, Ivan Lins e Zizi Possi. Analfabeto até os 15 anos, recebeu no ano de 1999 o Prêmio Jabuti, o maior prêmio literário do Brasil. Venceu em 2011 com o livro “A cor da palavra”, o prêmio da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, na categoria poesia.

A poesia de Salgado ganhou o mundo. Ele tem livros traduzidos para línguas como inglês (caso de “Sol sanguíneo”, ou “Blood of the sun”), italiano, alemão e polonês. Agora, está para lançar em japonês sua última obra, “O Mapa da tribo”, com tradução de Felipe Hiro. Já ministrou palestras sobre Literatura Brasileira em mais de 50 universidades americanas.

Recentemente, o escritor recebeu o Título de Cidadania Piauiense da Assembleia Legislativa do Piauí por indicação do Dep. João de Deus.

Da Redação


Revista Opinião