Kits odontológicos que seriam destinados a José de Freitas são encontrados em matagal no sul do Piauí

Matéria publicada em, 30 de janeiro de 2012

Mais de três mil kits odontológicos do programa federal “Brasil Sorridente” foram jogados num matagal próximo à BR 0-20 no município de Simplício Mendes, sul do Piauí. Essa foi a denúncia recebida pelo delegado regional de Policia Civil José Wellington Rodrigues, que dirigiu-se até o município e constatou a veracidade do fato. De acordo com o delegado, os kits foram encontrados em um matagal na localidade Negro do Mato entre as cidades de Simplício Mendes e Bela Vista do Piauí.

kits odontológicos encontrados em matagal na cidade de Simplício Mendes-PI

 

Pistas sugerem que os kits têm procedência do município de José de Freitas, há cerca de 424 km do local onde foram encontrados. As pistas são informações contidas em uma caixa de papelão onde aparece o nome do citado município, que poderão ajudar a polícia na investigação. “ Os kits, compostos de creme dental e escova foram encontradas por um caçador que comunicou à policia, alguns kits estão com a data de validade vencida (07de março de 2011), outros ainda irão vencer em 12 de julho de 2012”, disse o delegado. “Na caixa consta que os kits foram direcionados para o município de José de Freitas. Não podemos afirmar se os kits vieram de José de Freitas para serem desovados no local onde foram encontrados , ou se foram jogados ali por algum gestor da região, nada pode ser afirmado ainda, estamos investigando, mas a Polícia Federal também vai acompanhar o caso”, disse o delegado.

Local onde foram encontrados os kits odontológicos

Os kits de saúde bucal, são enviados pelo Ministério da Saúde aos municípios brasileiros, para serem distribuídos entre a população. Parte deles é direcionada para as Equipes de Saúde Bucal (ESB) outra parte é distribuída entre as escolas públicas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Cada kit é embalado individualmente, em saco plástico resistente e com zíper, contendo uma escova e um creme dental fluoretado 90g (1500 ppm). Metade dos kits são compostos por escovas infantis e a outra metade por escovas para adultos. Os milhares de kits jogados no lixo foram transportados para a delegacia do município de Simplício Mendes.

Segundo a secretária de saúde de José de Freitas, Antonia Soares, ela fará um levantamento para saber o que de fato aconteceu para que esse material fosse parar na cidade de Simplício Mendes. Ela acredita que uma explicação para o caso pode ser a de o Ministério da Saúde ter enviado os kits para José de Freitas, mas a transportadora tê-los entregado em Simplício Mendes ou em outro município da região, por engano. Se foi isso que aconteceu, o procedimento correto de quem recebeu por engano era fazer a devolução, mas alguns gestores não tomam essa atitude e terminam por descartar os produtos.

Da Redação                                                                Fonte: portal jenipapo


Revista Opinião