Portal Revista Opinião

Jovens de José de Freitas participam de Retiros e Festivais do Senhor no período do Carnaval

Matéria publicada em, 3 de março de 2014

GonasDesde a última sexta-feira (28/02) centenas de jovens decidiram trocar a folia de momo pelo Festival do Senhor e pelos Retiro Religiosos. São jovens católicos e evangélicos fazendo uma escolha, que é a de ficar confinados em louvor e oração a participar da “festa da carne”.

Em todos os retiros acontecem palestras com temas variados voltadas aos jovens, muita oração, missas ou celebração da palavra, além de muitas brincadeiras. Os retiros são momentos de reflexão sobre a vivência no mundo de hoje, onde os diferentes tipos de famílias tornam as pessoas mais individualistas e onde os jovens estão cada vez mais distantes de Deus e à mercê das facilidades mundanas, como drogas e prostituição. É um momento para reflexão sobre a vida e o papel dos cristãos na terra. Momento de renovação da fé em oração com Cristo.

Seis grupos de retirantes da igreja católica da cidade e alguns grupos de oração, além de dois grupos evangélicos, se reúnem para a festa do Senhor desde a tarde de sexta-feira (28/02) até a manhã de quarta-feira (05/03) em prédios públicos da cidade de José de Freitas, seja na zona urbana ou rural.

O retiro espiritual da Igreja Adventista do Sétimo Dia  está sendo realizado na Comunidade Barrocas, zona rural do município, como já é de costume, e conta com a participação de mais de 200 retirantes. Estarão reunidos nesse retiro jovens fiéis da cidade de José de Freitas, além de outras cidades vizinhas. Outros grupo de jovens evangélicos também está em retiro na escola da Barragem do Bezerro.

Momento da celebração da Missa na abertura do Festival do Senhor da RCC 2014

Momento da celebração da Missa na abertura do Festival do Senhor da RCC 2014

Retiro Cidade de Sião está reunido na Escola Municipal Agripina Portela.  A visitação é aberta à comunidade todos os dias, mas apenas para conhecimento do espaço e dos trabalhos realizados, sem contato com os retirantes. Uma missa é geralmente realizada no final da tarde de Domingo para todos os participantes e, em alguns casos, aberta aos familiares.

Momento de mesas-redondas durante o Retiro Vida Nova que acontece no CAIC em 2014

Momento de mesas-redondas durante o Retiro Vida Nova que acontece no CAIC em 2014

Os Grupos de Orações da Renovação Carismática Cristã também se reúnem nesse período para promoverem o Festival do Senhor, como é o caso dos grupos Nova Aliança Rcc, Sal Da Terra Rcc, Luz do Mundo Rcc e Filhos de Israel. Os Grupos de Oração da Renovação Carismática Católica reúnem-se na Escola Senhor Carvalho. Lá, não há confinamento, os participantes chegam pela manhã e retornam a suas casas para as refeições, como também para dormir. O Festival do Senhor da RCC inicia-se com uma carreata no sábado (01/03) pelas ruas da cidade e acontece no domingo, segunda e terça, sempre aberto ao público.

Os retiros católicos estarão concentrados nos seguintes locais:

1- Retiro Novo Caminho (RNC) – U. E. Governador Pedro Freitas

2- Retiro Vida Nova (RVN) – CAIC

3- Retiro Cidade de Sião –  E. M. Agripina Portela

4- Retiro Nova Fonte (RNF) –  U. E. Antonio Freitas

5- Retiro Nova Jerusalém (RNJ) –  U. E. Ferdinand Freitas

6- Retiro Sagrado Coração de Jesus (RSCJ) – Escola da localidade Olinda

7- Renovação  Carismática Católica (RCC) – U. E. Senhor Carvalho

Da Redação


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO