Portal Revista Opinião

Casais freitenses participam do 3º Congresso Nordestino da Pastoral Familiar

Matéria publicada em, 22 de outubro de 2012

A Pastoral da Família da Arquidiocese de Teresina promoveu neste fim de semana, nos dias 19, 20 e 21 de outubro, o III Congresso da Pastoral Familiar Nordeste 4.

O evento, que aconteceu no auditório da OAB-PI, no bairro Cabral, em Teresina, discutiu temas para fortalecer a família na sociedade, como imagem daquilo que todos somos chamados a ser no mundo: família humana, família de Deus.

O Congresso firmou-se como um momento de formação e partilha de experiências, com o propósito de alicerçar o trabalho da Pastoral Familiar nas dimensões que melhor explicitem o sentido de pertencer a uma família.

O evento contou com uma palestra do Pe. Wladimir Porreca, que é padre da Diocese de São João da Boa Vista/SP, psicoterapeuta e doutor em psicologia (USP) e serviço social (UNESP) e pesquisador da temática Familiar.

O encontro reuniu cerca de 500 pessoas pertencentes ao movimento Pastoral Familiar de todo o estado do Piauí. Vieram a Teresina representantes das Dioceses de Parnaíba, Campo Maior, Oeiras, Floriano, Picos, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, além, é claro, da grande participação dos arquidiocesanos Teresinenses.

O Tema principal do Congresso foi “A FAMÍLIA: O TRABALHO E A FESTA‘’. O 3º Congresso Regional também contou com o lema “Se o Senhor não construir a nossa casa, em vão trabalharão os seus construtores” (SI 127. 1).

A cidade de José de Freitas também participou do Congresso, através dos casais Raimundinho Brito e Shirlei, representantes da pastoral familiar da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento; Til e Toinha, Josué Cruz e Lisandra, ambos representando a Pastoral Familiar da paróquia de Nossa Senhora do Rosário, do bairro Cidade Nova.

Representantes de José de Freitas-PI

Para os freitenses o congresso foi de uma importância expressiva para o enriquecimento da Pastoral Familiar no município. Várias palestras foram proferidas durante os três dias de encontro, com a participação de padres, seminaristas, além de dois bispos.

O evento foi presidido pelo Bispo Dom Alfredo da diocese de Parnaíba, atualmente presidente da Regional Nordeste IV. O congresso teve início na sexta-feira, dia 19/10 às 18h00 e teve o seu término neste domingo, dia 21/10 ao meio dia com almoço e cerimônia de despedida.

Confira as palestras proferidas no 3º congresso Regional da Pastoral Familiar da Regional Nordeste IV- PI:

1ª Palestra: A FAMÍLIA: O TRABALHO E A FESTA – Pe. Wladimir Porreca.

2ª Palestra: A FAMÍLIA NA MUDANÇA DE ÉPOCA – Pe. Tony Batista.

3ª Palestra: A TRANSMISSÃO DA FÉ NA FAMÍLIA – Dom Jacinto Furtado.

4ª Palestra: A PASTORAL FAMILIAR NO PIAUÍ – Pe. Jonilson Torres.

5ª Palestra: SE O SENHOR NÃO CONSTRUIR A NOSSA CASA, EM VÃO TRABALHARÃO OS SEUS CONSTRUTORES – Pe. Gonçalo Teixeira Lima.

Por Francisco Saraiva                                                  Fotos: Jozifran Campos


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO