Portal Revista Opinião

José de Freitas já registra 437 casos de dengue este ano

Matéria publicada em, 1 de agosto de 2012

A Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde divulgou, nesta terça-feira (31), novos dados da Dengue no Piauí. Até hoje, o estado registrou 13.280 notificações da doença. O número representa um aumento de 10,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 12.014 notificações.

Entre as cidades mais afetadas pela doença, Teresina segue como as que mais registraram casos. São 7.325 notificações. Parnaíba vem a seguir com 645 notificações e Piripiri com 539 casos.

José de Freitas já registrou 437 casos da doença até o momento, de acordo com dados da SESAPI divulgados nesta terça (31/07). Ainda de acordo com o boletim, o Piauí registra cinco óbitos por conta da dengue. Três em Teresina, um em União e outro em Floriano.

A Secretaria de Saúde alerta para a prevenção da doença. O grande problema para combater o mosquito Aedes aegypti é que sua reprodução ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas. “Por isso é sempre bom manter estes recipientes fechados, como uma caixa d’água, por exemplo”, ressalta a diretora de vigilância em saúde da Sesapi, Telma Evangelista.

O mosquito possui cor preta com manchas (riscos) brancos no dorso, pernas e cabeça. As fêmeas costumam picar o ser humano na parte do começo da manhã ou no final da tarde. Picam nas regiões dos pés, tornozelos e pernas. Isto ocorre, pois costumam voar a uma altura máxima de meio metro do solo. A coleta regular de lixo também reduz os possíveis criadouros de mosquitos.

Em José de Freitas, a Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado o combate ao mosquito no último mês de julho com a aplicação do inseticida através do “carro fumacê” nas ruas da cidade.

Da Redação                                             Fonte: SASAPI


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO