Portal Revista Opinião

José de Freitas: idoso de mais de 80 anos percorre cerca de 1km todos os dias carregando água para sobreviver

Matéria publicada em, 10 de janeiro de 2014

Nesta quinta-feira, 09 de janeiro de 2014, por volta das 16 horas, o revistaopiniao.com esteve na comunidade 1º de Maio, município de José de Freitas-PI, para visitar o Sr. Antonio Dorneles de Oliveira, um idoso de 83 anos de idade. “Seu Antonio” não possui água encanada e tem que percorrer quase 1km empurrando um carrinho de mão para pegar água para o próprio consumo todos os dias.

Sr. Antonio Dorneles percorre cerca de 1km todos os dias levando água pra sua residência

Sr. Antonio Dorneles, 83 anos, percorre cerca de 1km todos os dias levando água pra sua residência na zona rural de José de Freitas-PI

O idoso e sua nora Shirlene, de 42 anos, pegam água na casa de seu irmão que fica a aproximadamente 250 metros de sua residência. Como não consegue levar toda a água de que necessita de uma só vez, o octogenário tem que fazer quatro vezes o mesmo percurso durante o dia, sendo duas vezes pela manhã e outras duas à tarde.

Dona Shirlene, nora de Sr. Antonio, também faz o percurso todos os dias carregando água para abastecer sua residência

Dona Shirlene, nora de Sr. Antonio, também faz o percurso todos os dias carregando água para abastecer sua residência

Entenda o caso:

Segundo uma denúncia feita a este portal por uma pessoa que não quis se identificar e confirmada pelos moradores da região, o poço que abastece a comunidade foi feito no primeiro mandato do ex-prefeito Ricardo Camarço (1997-2000), em um terreno particular na comunidade Alto da Cruz, que fica próxima ao 1º de Maio. O poço fica dentro da propriedade do Senhor conhecido como Anjo.

Idoso tem mais de 80 anos e empurra um carro-de-mão todos os dias com galões d'água para sua humilde residência

Idoso tem mais de 80 anos e empurra um carro-de-mão todos os dias com galões d’água para sua humilde residência

Esse poço seria para beneficiar toda a população das duas comunidades, desde que os moradores ajudassem no pagamento da conta de energia elétrica do dono do terreno, o Sr. Anjo, e assim vem acontecendo desde então.

O Sr. Anjo permitiu que todos os moradores da região ligassem os canais da caixa d’água para suas residências, exceto duas residências, a do Sr. Antonio Dorneles e a de sua nora. De acordo com o Sr. Antonio eles teriam até comprado os canos para ligar a água, mas foram impedidos pelo dono do terreno, que alega ser também o dono do poço.

Sr. Antonio Dorneles disse ainda que na gestão do ex-prefeito Robert Freitas pediu ajuda ao prefeito, que prometeu-lhe ajudar, caso o poço fosse mesmo do município, porém nunca fez nada, e até hoje ele não conseguiu descobrir se o poço é ou não do município.

Procuramos em sua residência o Sr. Anjo que nos informou ser de fato o dono do poço. Ele afirma que o poço foi feito por ele e Ricardo Camarço quando ele não era mais prefeito dessa cidade. Senhor Anjo disse que não nega água para ninguém, e todos que quiserem água de seu poço poderão pegar. Segundo ele, se a prefeitura ajudasse na manutenção do poço, todos teriam água encanada na comunidade.

Um cadastramento feito em 2004 de todos os poços do Estado do Piauí aponta que realmente existe um poço tubular público naquela localidade e que, muito provavelmente seja o poço que o Sr. Anjo afirma ser o dono.

De qualquer forma, é inconcebível que ainda haja moradias sem abastecimento d’água num município como José de Freitas. O poder público municipal deveria procurar uma solução para o caso, pois além de ser um bem essencial à sobrevivência, água é um direito de todos.

Da Redação


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO