Portal Revista Opinião

José de Freitas: estudantes deverão reivindicar Passe Livre na Grande Teresina durante audiência pública

Matéria publicada em, 18 de setembro de 2013

Na noite desta quinta-feira (19/09) estudantes, trabalhadores e comunidade josedefreitense que se utilizam do transporte intemunicipal entre as cidades de José de Freitas e Teresina irão participar de uma audiência pública com representantes do governo do estado e do município, vereadores e deputados para tratar sobre os impasses em torno do transporte intermunicipal na Grande Teresina, especificamente da cidade de José de Freitas.

Na audiência, será discutido sobre o valor das passagens, licitação das empresas concessionárias da linha, paradas de ônibus, entre outros assuntos.

Movimento "Acorda JF" (arquivo)

A audiência acontecerá no salão do Centro Paroquial ao lado da Igreja Matriz de N. S. do Livramento, centro da cidade, nesta quinta-feira, 19 de setembro. O início está previsto para as 19 horas, e será mediado pela Câmara Municipal de José de Freitas e pelo Movimento “Acorda JF”.

Estudantes deverão cobrar das autoridades ações efetivas no sentido de solucionar parte dos problemas, como por exemplo a quebra de monopólio das empresas concessionárias das linhas, que no caso da São Joaquim, detentora da exploração da linha José de Freitas/Teresina/José de Freitas, tem um contrato firmado com o governo do estado para explorar sozinha (monopólio) este trecho por mais algumas décadas.

Outra reivindicação latente diz respeito ao Passe Livre para estudantes de baixa renda. Os estudantes e líderes do movimento ACORDA JF devem colocar a questão em pauta e cobrar das autoridades ações no sentido de apresentarem Projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Piauí que institua o Passe Livre e crie um fundo que o fomente. Casos semelhantes já existem pelo país.

Nesta terça (17) deputados do Rio Grande do Sul aprovaram projeto que dá Passe Livre aos estudantes daquela região (clique no link e leia matéria do G1). Isso mostra que quando há vontade política por parte dos representantes legais do povo, os entraves e impasses em torno da passagem de ônibus intermunicipal para estudantes de baixa renda tem sempre uma solução que beneficia os os usuários de baixa renda. A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou esse Projeto de Lei, concedendo passe livre para estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio e que comprovem estudar em outra cidade da região metropolitana de Porto Alegre. O projeto cria ainda um fundo para fomentar as duas passagens diárias aos estudantes. O PL é de autoria do executivo.

O exemplo bem que poderia ser seguido pelos representantes do povo piauiense, afinal a Grande Teresina é uma realidade apenas no papel, mas nenhum benefício se conseguiu até agora aos cidadãos das cidades que englobam esse bloco.  Esta audiência de quinta-feira (19) é uma grande oportunidade para o povo, representado pelo Movimento “Acorda JF”, fazer suas reivindicações, pois sem um executivo (prefeitura e governo estadual) que atue mais eficazmente em favor da sociedade, esta (a própria sociedade) tem que lutar para ser atendida em seus anseios.

Da Redação


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO