Portal Revista Opinião

José de Freitas está entre os municípios menos transparentes do Brasil, segundo dados do MPF

Matéria publicada em, 19 de janeiro de 2016

Numa atuação coordenada em todo o Brasil, o Ministério Público Federal fez a avaliação dos portais da transparência dos 5.568 municípios e dos 27 estados brasileiros no final do ano passado (2015). O exame levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência e foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Seu objetivo é medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de zero a dez.

No estudo, os governos municipais do estado do Piauí possuem os piores índices do país, ficando na última posição. O município de José de Freitas está na última colocação quando se refere aos municípios piauienses, juntamente com outras cidades, com nota zero (0,0).

A Prefeitura de José de Freitas até disponibiliza um link em sua página oficial (http://www.josedefreitas.pi.gov.br/), mas não leva o usuário a lugar nenhum. É apenas de faz-de-conta.

portal da transparencia

Os melhores índices no estado do Piauí estão para os municípios de Piracuruca (7,4), Teresina (6,9), Guadalupe e Baixa Grande do Ribeira (6,0). Veja:

Transparencia Municipios PI

municipios piaui 2

Métrica do Estudo do MPF

O estudo procurou saber se o ente possui informações sobre Transparência na internet, e se o site contém ferramenta de pesquisa de conteúdo que permita o acesso à informação. Um outro quesito avaliado no estudo é se há informações sobre a receita nos últimos 6 meses, incluindo natureza, valor de previsão e valor arrecadado e se as despesas apresentam dados dos últimos 6 meses contendo o valor do empenho, o valor da liquidação, o favorecido e o valor do pagamento efetuado.

Além destas informações, a pesquisa observou se o site apresenta dados nos últimos 6 meses contendo a Íntegra dos editais de licitação, o Resultado dos editais de licitação, os Contratos na íntegra, e se divulga os procedimentos licitatórios referentes à Modalidade, Data, Valor e Objeto.

Quis saber se o Portal disponibiliza endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento ao público e se há divulgação de remuneração individualizada por nome do agente público, além da divulgação de diárias e passagens por nome de favorecido e constando, data, destino, cargo e motivo de viagem.

Confira os gráficos no que se refere ao portal da transparência no Brasil:

grafico 1

Segundo o estudo, entre os estados do Brasil, o Piauí aparece com nota 7,2 na 13ª posição, à frente de estados como São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás e Bahia, mas atrás dos vizinhos como o Maranhão e Ceará. No que se refere aos municípios, o Piauí é o estado que possui os municípios menos transparentes do país. Teresina é apenas a 18ª capital do Brasil e o 2º município do estado, como mostram os gráficos acima.

jose de fritas

Da Redação


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO