José de Freitas: alunos produzem livros de leituras selecionadas

Matéria publicada em, 30 de novembro de 2012

Os alunos do 6º e 7º anos da Escola Mérito D’Martonne lançaram vários livros de suas leituras preferidas. O projeto é da professora da disciplina de Redação Elizete Félix.

Alunos do 6º ano com a professora Elizete Félix

Desde o início do ano os alunos vêm selecionando suas leituras preferidas e de acordo com a orientação da professora, toda semana dois alunos expunham em sala de aula, oralmente, as leituras feitas em casa. Alguns alunos produziram também alguns textos inéditos e agora, ao final do ano, cada aluno compilou seus textos em um livro, com dedicatória e introdução feitas por eles mesmos. O resultado foi uma coletânea com os melhores textos indicados pelos próprios alunos da turma. Uma leitura ao gosto e prazer de cada aluno.

Lucas, aluno do 6º ano, fazendo a leitura de seu livro

Segundo a professora Elizete Félix, “o objetivo deste projeto é despertar no aluno o hábito pela leitura, tornar o ato de ler algo comum na vida de cada um, o que implica mais conhecimentos a cada leitura feita”.

Alunas Jordyane e Lívia Beatriz fazendo a leitura de seus livros

Para a aluna Dânnia Zaia, do 6º ano, os livros produzidos por ela e seus colegas trazem muito mais do que conteúdos escolares, mas conhecimentos para a vida. “Este livro, que dedico a meus pais, a minha professora e a minhas amigas, foi elaborado para que nós, de maneira prazerosa, percebamos que a leitura nos leva ao conhecimento e que, através dele, possamos entender e escrever as páginas de nossas vidas”, disse a aluna.

A professora Elizete Félix disse que o projeto deu muito certo e vai continuar no ano seguinte, enfatizando de forma mais intensa, além da leitura, a produção textual dos alunos.

Alunos do 6º ano apresentando seus livros

Da Redação


Revista Opinião