Portal Revista Opinião

José de Freitas adota novo sistema de ensino para a educação infantil em 2014

Matéria publicada em, 1 de fevereiro de 2014

Professora e alunos trabalhando com tecnologias em José de Freitas

Professora e alunos trabalhando com tecnologias em José de Freitas

A volta às aulas no município de José de Freitas-PI está marcada para o próximo dia 3 de fevereiro para os alunos do Ensino Infantil, Fundamental e Médio em todas as escolas da rede pública.

Este ano a novidade é para os cerca de mil alunos da pré-escola que serão beneficiados com o Sistema de Ensino Aprende Brasil, composto por Material Didático Integrado – livros didáticos ilustrados que contemplam todas as áreas do conhecimento e proporcionam a integração entre os conteúdos e as séries – e pelo Portal Aprende Brasil – que apresenta conteúdos integrados aos abordados no Livro Didático e onde os alunos podem se informar, ainda mais, por meio do computador.

Desenvolvido pela Editora Positivo, o Sistema de Ensino Aprende Brasil está presente em 2.800 escolas públicas e já faz a diferença na vida de 480 mil alunos de mais de 230 municípios brasileiros. Em José de Freitas esse completo sistema de ensino irá atender a crianças da zona rural e de seis pré-escolas da zona urbana, com idade entre 3 e 5 anos.

Além de contemplar os alunos, também os professores da rede municipal de educação serão beneficiados com cursos periódicos de capacitação e aperfeiçoamento para que conheçam, apliquem e explorem todo o conteúdo e as ferramentas do Sistema de Ensino Aprende Brasil em sala de aula.

Sec. Educação Aldora Calland

Sec. Educação Aldora Calland

“Nossa expectativa com relação ao material do Aprende Brasil é muito positiva. Temos certeza que o conteúdo de qualidade, a capacitação dos professores e os recursos digitais conquistarão nossas crianças e levarão o melhor conhecimento para a faixa etária”, diz a secretária de Educação de José de Freitas, Aldora Calland.

Essa confiança no Sistema de Ensino Aprende Brasil é compartilhada pela coordenadora pedagógica da Educação Infantil de José de Freitas, Joelma Santiago. Segundo ela, “a educação infantil é a base de qualquer compromisso com a qualidade da educação no País e é preciso valorizar  esse começo de vida escolar. Certamente, com o Aprende Brasil nossos alunos estarão mais preparados para  ingressar no  ensino fundamental”.

José de Freitas e o Grupo Positivo

A adoção do Sistema de Ensino Aprende Brasil para a educação infantil não é a primeira experiência de José de Freitas com o Grupo Positivo. Em 2009, 11 escolas públicas das redes estadual e municipal da cidade foram contempladas com o Projeto Aprendendo com Tecnologia, resultado de uma parceria entre a Positivo Informática, a prefeitura da cidade e Governo Estadual do Piauí. O projeto incluiu desde melhorias em infraestrutura até a implantação de soluções educacionais, passando pela formação de professores e gestores, suporte pedagógico presencial realizado por monitores contratados localmente e suporte técnico. Os resultados vieram já no Ideb 2009: as escolas da rede municipal de ensino passaram de 2,8 em 2007, para 3,4 em 2009, e as escolas da rede estadual atingiram o índice de 4,4, antecipando a meta projetada para 2017 e registrando um grande avanço comparado ao Ideb de 2007, que tinha sido de 3,3. No Ideb 2011, mais uma boa surpresa. Novamente o Projeto Aprendendo com Tecnologia comprovou que a combinação de recursos de tecnologia com professores preparados e motivados, e conteúdos educacionais adequados e compatíveis com as práticas pedagógicas pode mudar o cenário da educação em qualquer região ou situação.  Pelo Ideb 2011, a rede estadual de José de Freitas subiu de 4,4 para 4,7, atingindo a meta projetada para 2019. Já a rede municipal subiu de 2,8, em 2007, para 3,6, elevando o município da 137ª para a 119ª colocação no Ideb.

DSC00401-vert

Da Redação                                                                       Fonte: rosaarraiscomunicação / Positivo


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO