José de Freitas adere à Redesim para simplificar a abertura de novas empresas no município

Matéria publicada em, 27 de janeiro de 2016

O município de José de Freitas, através do prefeito Josiel Batista, aderiu às vantagens da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), coordenado pela Junta Comercial do Estado do Piauí (Piauí). O município assinou o termo de adesão para a implementação do programa de política pública que facilita a abertura de empresas nesta terça-feira (26).

Prefeito Josiel durante a assinatura do termo de adesão
Prefeito Josiel durante a assinatura do termo de adesão

A adesão assinada pelo prefeito Josiel Batista tem como principal objetivo permitir a simplificação do processo de abertura, alteração e baixa de empresas entre os órgãos envolvidos. Esta dar-se-á pelo sistema integrador estadual (Piauí Digital), que é a plataforma informatizada de entrada única de dados e documentos pela internet. Com isso, o empreendedor deixará de percorrer diversos órgãos nos âmbitos federal, estadual e municipal para obter o registro e o licenciamento da empresa.

De acordo com a presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí, Maria Alzenir Porto da Costa, haverá um ganho de produtividade e agilidade na formalização de negócios. “Em termos prático, o empreendedor solicitará a abertura de sua empresa, informará dados e enviará documentos uma única vez pelo portal Piauí Digital, que será disponibilizado pela internet. E estas informações e documentos serão compartilhados entre os demais órgãos, de forma que o empreendedor receberá o número de registro empresarial (que é obtido na Junta Comercial), o CNPJ (competência da Receita Federal), a inscrição estadual (Sefaz) e inscrição municipal (Prefeitura), dentre outras licenças se for o caso, de forma simplificada pela internet”, explica.

O município receberá sem custos o acesso ao sistema, suporte e treinamento dos servidores que operacionalizarão o módulo que compete à prefeitura. Em José de Freitas, a Jucepi e a empresa Vox Tecnologia, responsável pelo desenvolvimento do integrador, realizaram também treinamento com os servidores municipais para operacionalização da ferramenta.

Municípios como Campo Maior e Piripiri também formalizam esta semana a adesão e recebem treinamento sobre o sistema Piauí Digital. A meta da Junta Comercial é implantar o sistema da Redesim em 35 municípios até abril de 2016.

Da Redação                    Fonte: Junta Comercial


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO