Portal Revista Opinião

IV Conferência Infanto-Juvenil pelo meio Ambiente acontece em José de Freitas

Matéria publicada em, 23 de agosto de 2013

capaNesta quinta-feira, dia 22 de agosto de 2013, foi realizada no teatro municipal a IV Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente da Cidade de José de Freitas, com a criação das “Com-Vidas”. O encontro contou com a presença de 10 escolas públicas e privadas que oferecem o Ensino Fundamental II.

A abertura do evento ocorreu pela manhã no Teatro Municipal, com a presenças dos secretários municipais de Educação e Turismo e Meio Ambiente, Aldora Calland e Fernando Freitas. O evento ocorreu sob a coordenação das professoras Cynthia Shoraya (Gerente Municipal de Educação Ambiental), Marinete Dias (Gerente de Ensino) e Nascy Saraiva (Coordenadora de Produções Artísticas e Educação Ambiental). Apresentando a conferência esteve o jovem Jannyellsson Watson, de Teresina, que é um dos representantes do Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente do Piauí, que veio a José de Freitas voluntariamente a convite das coordenadoras.

1

Restam apenas 16 dias para terminar o prazo para que seja feita a IV Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente nas escolas. Fiquem atentos as datas da Conferência:

  • Conferência nas Escolas: até 31/08/2013
  • Registro da CNIJMA na Escola: até 07/09/2013
  • Conferência Municipal/Regional: até 06/10/2013
  • Conferência Estadual: até 25/10/2013
  • Conferência Nacional: de 25 a 29/11/2013

Conferência na Escola – até 31/08/2013

A Conferência na Escola é o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local.

2

Nesta quinta (22), cada escola presente na conferência iniciou a construção da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola – COM-VIDA, que deverá organizar a conferência envolvendo a comunidade com o Tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. A escola deverá ainda se reunir para elaborar um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais encaminhados para o processo da IV CNIJMA, a ser colocado em prática na escola; as escolas que aderirem criarão um material para divulgar o projeto e elegerão um delegado ou delegada (e suplente) e compartilharão o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade em data a ser escolhida pelas próprias escolas.

Para entender como realizá-la consulte a publicação “Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola“.

Da Redação


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO