IFPI inicia projeto de uso correto de defensivos químicos agrícolas na zona rural de José de Freitas

Matéria publicada em, 8 de janeiro de 2019

Por Chagas Silva

O Campus José de Freitas do Instituto Federal do Piauí iniciou, no último sábado, 05, o projeto de extensão “Uso correto e seguro dos defensivos químicos agrícolas”. O projeto é aplicado em cinco comunidades rurais do município e conta com a participação de 75 agricultores.


“Os agrotóxicos são substâncias cada vez mais utilizadas na agricultura, porém podem oferecer perigo para o homem dependendo da toxicidade, do grau e do tempo de exposição durante sua aplicação. Uma das formas de se evitar os problemas de saúde ocupacional é com a prevenção, que pode ser feita de maneira a orientar os trabalhadores para que eles tenham conhecimento sobre os riscos associados às substâncias químicas as quais estão expostos”, destaca o coordenador do projeto, Gilson Portela.


O projeto teve início na comunidade Lagoa Seca. Estiveram presente na comunidade o diretor geral do campus, José dos Santos de Moura, o coordenador do Campo Agrícola, Edvaldo Moreira e aluna do Curso Técnico em Agroecologia, Luana Caroline.


A presidente da associação, Taise Cristina, parabenizou o IFPI pelas orientações aos trabalhadores rurais sobre o significado das faixas coloridas nos rótulos dos produtos, indicadoras do nível de toxicidade e a utilização do EPI (equipamento de proteção individual) durante a aplicação no campo agrícola.


Confira o cronograma com as próximas comunidades a receberem o projeto:

12 de janeiro: Comunidade Viseu
13 de janeiro: Comunidade Sobradinho
02 de fevereiro: Comunidade Tucuns
09 de fevereiro: Comunidade Lagoa do Piripiri.


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO