Portal Revista Opinião

Grandes disputas nos jogos de mesa marcam os Jogos Escolares de José de Freitas 2014

Matéria publicada em, 12 de novembro de 2014

A bola e a quadra deram a vez, agora, para os jogos de mesa nos XVI Jogos Escolares de José de Freitas-PI. A dama, o dominó, o baralho e o xadrez foram o grande destaque nesta terça- feira no Poliesportivo Mestre Eva, onde várias escolas participaram dos jogos de salão.

Finalistas do xadrez  no meio, de blusa amarela e azul, o atleta Renato Almeida da Escola Tia Amélia, ganhador da medalha de ouro na competição

Finalistas do xadrez no meio, de blusa amarela e azul, o atleta Renato Almeida da Escola Tia Amélia, ganhador da medalha de ouro na competição

No dominó feminino, as representantes da Escola Francisco Camilo não compareceram à quadra de jogo. Sendo assim, as alunas do Colégio Mérito D’martonne fizeram a grande final do Dominó da competição. As finalistas foram Victória Maria e sua colega de escola Ynara Maria, sendo que a atleta Victória ficou com a Medalha de Ouro após vencer sua colega pelo score de 3 x 1, na melhor de cinco. A atleta Ynara ficou com a medalha de Prata.

Ynara e Victória, finalistas do dominó feminino

Ynara e Victória, finalistas do dominó feminino

Já no dominó masculino, quem levou a melhor foi a dupla da Escola Miguel Saraiva formada pelos alunos Francisco das Chagas e José Maria, que ficou com a medalha de ouro, depois de vencer por 2 a 1 na disputa com a dupla Daniel e Antonio Marcos, da Escola Antonio Florêncio, que ficou com medalha de prata. A dupla do Colégio Mérito D’martonne, Anderson e Filipe, ficou com a medalha de bronze.

Atletas em partida de dominó masculino nos jogos escolares 2014

Atletas em partida de dominó masculino nos jogos escolares 2014

Nos jogos de damas, depois de desbancar todos os seus adversários, o atleta José Francisco, da Escola Filomena Alves, ficou com a medalha de ouro, sendo que a medalha de prata ficou com o atleta da Escola Antonio Florêncio, Paulo Henrique e a medalha de bronze ficou com o atleta da Escola Tia Amélia, Francisco José.

Disputa por medalha no jogo de damas

Disputa por medalha no jogo de damas

Na disputa de baralho, os jogos foram bem emocionantes e, só depois de vários jogos, pode se chegar à dupla vencedora. E quem levou a melhor foi a dupla da Escola Agrotécnica Firmo Cunha, que ficou com a cobiçadíssima medalha de ouro com os atletas Francisco Vinicius e Francisco Reis. A medalha de prata ficou com os atletas da Escola Miguel Saraiva, Francisco das Chagas e José Maria. O bronze ficou com a dupla Anderson Felipe e Acelino Alves, da Escola Ferdinand Freitas.

No baralho, a disputa por medalha foi muito acirrada

No baralho, a disputa por medalha foi muito acirrada

Mas o melhor ficou reservado para os jogos de xadrez. Até se chegar aos semifinalista foi uma verdadeira e cansativa caminhada por parte dos atletas, e porque não dizer, dos juízes, que lá estavam auxiliando nos jogos, merecendo destaque o Professor Cleiton, que muito colaborou com a organização do evento.

Atletas Matheus e Lailson disputando no xadrez

Atletas Matheus e Lailson disputando no xadrez. No meio, o juiz Pretinho

Foram mais jogos sensacionais até se chegar ao grande vencedor. Se destacou o jovem Renato Almeida, do 8º ano da Escola Tia Amélia, que despontou como um dos favoritos à medalha de ouro. Mereceu destaque, também, o jovem Matheus Medeiros, que lutou até o fim, em uma das semifinais, mas, no fim, foi derrotado na semifinal pelo atleta Renato Almeida.

Na outra semifinal o atleta Anderson Coutinho, do Educandário Santo Elias, levou a melhor contra Francisco Alves, do Ferdinand Freitas, e disputou com Renato a medalha de Ouro.

Mas, o favoritismo de Renato Almeida se concretizou e, em apenas 3 minutos, ele desbancou Anderson Coutinho e ficou com a cobiçada medalha de ouro. Na disputa pelo bronze, o jogo foi mais complicado. A disputa foi entre os atletas Matheus Medeiros e Francisco Alves, ambos da Escola Ferdinand Freitas. A partida terminou empatada, e como já estava muito tarde, a partida desempate ficou para outro dia.

Da Redação                                                                              Fonte e imagens: Norte a Norte/Pretinho


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO