Governo anuncia nomeação de 718 professores em 2012

Matéria publicada em, 25 de agosto de 2011

O governador Wilson Martins recebeu, na manhã desta quarta-feira (24), representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí (Sinte) e discutiu com a categoria diversos pontos, entre os quais a nomeação de professores concursados no certame de 2007-2009.

Até fevereiro de 2012, ficou acertado entre governo e sindicato, que serão nomeados 718 professores aprovados no concurso 2007-2009 para assumir as salas de aula no período letivo de 2012. Os novos trabalhadores ficarão no lugar hoje ocupado pelos substitutos. Tanto o governador quanto os representantes do Sinte acordaram que os professores assumam apenas no próximo ano para evitar que os alunos sejam prejudicados com a troca no meio do período letivo de 2011.

Governo e Sinte se reúnem para acordo
Outras pautas

Diversas pautas de reivindicações apresentadas nesta quarta-feira já vinham sido discutidas entre os professores e as secretarias de Administração e Educação. Em uma delas, o Sinte pediu mais agilidade na aposentadoria dos profissionais, que, segundo o sindicato, em alguns casos, estaria demorando mais de três meses.

O governador Wilson Martins afirmou que o atraso acontece pela demanda de aproximadamente 120 pedidos de aposentadoria por mês por parte dos professores. Ele ainda estipulou como meta para a Secretaria de Administração a melhoria na gestão dos trâmites deste benefício a fim de reduzir este tempo para um mês.

Outro ponto da pauta da categoria eram ajustes na remuneração das mudanças de nível. Em relação a isso, o governador assinou a autorização para o pagamento referente a maio, para que os professores beneficiados já possam receber o valor referente ao mês de agosto. As mudanças de nível, chamadas de acessos, acontecem nos meses de maio e outubro.

Da Redação


Revista Opinião