Futebol Piauiense: duas federações pra nada de futebol

Criada uma nova Federação de Futebol com clubes profissionais no Piauí, as perguntas são muitas, as dúvidas bem maiores, as incertezas nem se fala. Mas, de fato, o que pode acontecer com o futebol profissional na terra de Simão Teles Bacelar? Só o tempo dirá, uma vez que a CBF, órgão gestor do futebol no país, ainda não se pronunciou sobre os últimos acontecimentos na Federação de Futebol do Piauí. Alguns pontos, porém, são bem claros. Senão vejamos:

1 – Somente uma Federação será reconhecida pela CBF. No momento, este privilégio pertence a Federação de Futebol do Piauí.

2 – Caso a CBF mantenha a FFP como sua filiada, o Flamengo será o representante piauiense na Copa São Paulo de Futbol Júnior, enquanto Comercial e Barras serão os times piauienses na próxima Copa do Brasil.

3 – Considerando a hipótese da CBF desfiliar a FFP e abraçar como novo filiado a recém fundada Federação Piauiense de Futebol, as duas vagas da Copa do Brasil 2012 serão preenchidas por 4 de Julho e Parnahyba. Quanto a Copa São Paulo de Futebol Júnior, quem irá para Águas de Lindóia será o Fluminense.

4 – Independente do que a CBF disser, o campeão do V Campeonato Piauiense de Futebol Sub-18 é o Esporte Clube Flamengo e o artilheiro da competição o seu atacante João Victor, com 15 gols.

5 – Durante todo o tempo em que perdurar a existência das duas Federações, com os filiados que hoje as constituem, acabou o maior confronto da história do futebol piauiense – o clássico Rivengo.

6 – Os árbitros que estiverem vinculados ao quadro nacional, obrigatoriamente, terão que trabalhar somente para a Federação que estiver filiada à CBF. A outra entidade, seja ela qual for, terá que fazer um novo quadro de árbitros, inclusive pelo fato do Sindicato dos Árbitros também acompanhar quem estiver com a CBF.

7 – Apesar de Teresina ter dois estádios de futebol, poderá haver problema quanto a liberação dos mesmos, caso haja influência dos poderes políticos constituídos. No momento, tanto o Albertão quanto o Lindolfo Monteiro são administrados por diretorias apoiadas pelos deputados Marlos Sampaio e Themistocles Filho (Fundespi) e pelo senador João Vicente (Lindolfo Monteiro).

8 – Todo e qualquer clube do futebol brasileiro, de qualquer divisão, filiado a qualquer Federação de Futebol que esteja, por sua vez, filiada à CBF, estará proibido de jogar qualquer partida – amistosa ou de competição – em que esteja em campo um dos filiados da Federação que não estiver reconhecida pela CBF, sob pena de punição por parte da própria CBF.

9 – Nenhum atleta será transferido de nenhuma Federação para algum clube que esteja filiado à Federação não reconhecida pela CBF.

10 – O futebol do Piauí, a exemplo do que aconteceu entre 1918 e 1940,  volta a ter dois campeonatos e, portanto, dois campeões, embora só um será reconhecido pela CBF. Durante o período mencionado neste item 10, haviam duas ligas, em Parnaíba e Teresina. Os campeões reconhecidos pela então Confederação Brasileira de Desportos eram os clubes de Parnaíba, uma vez que a liga filiada à CBF era a Liga Parnaibana.

Da Redação                                                  Fonte: acessepiaui