Portal Revista Opinião

Funcionários da APAE/JF-PI participam do 1º Congresso Internacional das APAEs

Matéria publicada em, 4 de outubro de 2011

Nos dias 28, 29 e 30 de setembro aconteceu no Centro de Convenções do Clube Atlantic City, em Teresina, o “1º Congresso Internacional das APAEs e Instituições Congêneres” e a “1ª Feira de Acessibilidade, Tecnologias Assistivas e Inclusão Social”.

Ambas tinham como propósito a interação entre os profissionais do terceiro setor, estudantes das áreas das ciências humanas, saúde, educação, ciência e tecnologia, pessoas com deficiência, familiares e cuidadores, representantes de empresas de tecnologias assistivas, bem como de todos os domínios científicos relacionados com a problemática das tecnologias de apoio. Foram mais de três mil inscritos (3000) e todos os que compareceram participaram ativamente das atividades, contribuindo assim, para um desenvolvimento destas áreas nas comunidades participantes.

Os eixos temáticos trabalhados foram:

  • Família e escola na Educação Inclusiva;
  • Políticas Públicas de Inclusão Social;
  • Direitos e Garantias;
  • Acessibilidade;
  • Saúde, Sexualidade, esporte e Turismo Acessível.

A APAE de José de Freitas-PI inscreveu mais de 30 profissionais. Segundo a senhora Lúcia Santos, presidente da instituição, “é necessário está capacitando-se sempre que possível, pois assim estaremos sempre motivados e preparados para realizar o nosso digno trabalho.”

Aerton Tingaúna, um dos representantes da APAE/JF-PI no evento também afirma: “Mais eventos com esse tema precisam acontecer, pois os direitos e garantias inerentes à pessoa com deficiência precisam ser constantemente renovados. É do saber de todos que a educação Inclusiva é uma realidade de difícil definição e aplicabilidade, e um evento como este nos leva a refletir, questionar e colaborar na construção destes novos significados. Daqui, sairão ótimas propostas para políticas públicas inovadoras, práticas e eficientes.”

Da Redação


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO