Escola Pedro Freitas apresenta Workshop Cultura e Artes para a comunidade freitense

Matéria publicada em, 30 de novembro de 2012

A Escola Governador Pedro Freitas, conhecido 2º Grau, está realizando nesta quinta e sexta-feira um workshop para a comunidade freitense. Nesse primeiro dia, o evento, que é organizado pela gestão da escola, com a participação de todos os alunos, professores e funcionários administrativos, foi um sucesso.

No workshop a plateia é convocada a participar do evento ativamente, e não são meros espectadores, eles interagem com o que está acontecendo.  O evento desta quinta-feira (29) foi uma exposição dos trabalhos realizados pelos mais de 700 alunos da escola, sob a coordenação dos professores, que se dividiram em vários estandes e mostraram à comunidade visitante parte do potencial artístico de cada aluno da escola.

A mostra desta quinta-feira faz parte do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), do MEC, que, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio. O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.

Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos:  Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes;  Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e  Leitura e Letramento. A escola governador Pedro Freitas está trabalhando em torno do macrocampo “Cultura e Artes”, onde o evento destes dois dias leva o nome de Workshop Cultura e Artes.

O Programa Ensino Médio Inovador é uma iniciativa do MEC em parceria com o Unibanco. Em José de Freitas as escolas Pedro Freitas e Antonio Freitas aderiram ao programa, e receberão apoio técnico e financeiro,através do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular, culminando em eventos como este que está acontecendo no Pedro Freitas.

“Achei muito positivo o trabalho realizado pelos alunos, professore e demais funcionários da escola envolvidos no projeto. A proposta da escola é continuar com esta ação pelos próximos anos, para que haja mais vida, mais ânimo no ambiente escolar”, avaliou a diretora Helena Farias.

“Tudo o que foi apresentado na amostra desta quinta-feira foi produzido pelos alunos, sob a coordenação dos professores e com a importante parceria de voluntários, pessoas de nossa comunidade que receberam um convite e prontamente encararam este desafio pela melhoria da educação de nossa escola, trabalhando através de oficinas”, enfatizou a coordenadora do ProEMI na escola, professora Regina Barbosa. Na avaliação dos alunos foram muito proveitosas as oficinas. “Expus um talento que eu nem sabia que tinha. Espero que projetos como este aconteçam sempre na escola, pois é assim que a gente reinventa o conhecimento e valoriza nossa capacidade artística e cultural”, analisa Francinaldo, aluno do 3º ano da escola.

O evento prossegue nesta sexta-feira (30), a partir das 20 horas com a culminância do projeto através de apresentações musicais e o desfile para a escolha do garoto e da garota 2º Grau.

Direção, professores e alunos na abertura do Workshop

Alunos produzindo e apresentando o estande de desenhos

Alunos durante fase de produção nas oficinas

Da Redação


Revista Opinião