Portal Revista Opinião

Empresa São Joaquim terá mais cinco ônibus novos para os usuários de José de Freitas a Teresina

Matéria publicada em, 12 de março de 2016

Na manhã deste sábado, 12 de março de 2016, a empresa São Joaquim estacionou cinco ônibus novos, todos com ar-condicionado, em frente ao Terminal Rodoviário José de Araújo Chaves, na cidade de José de Freitas-PI. A nova frota substituirá os coletivos antigos que ainda trafegam todos os dias transportando milhares de passageiros entre os municípios de José de Freitas e Teresina.

5 ônibus novos com arcondicionado servirão aos usuários entre José de Freitas e Teresina (Imagem: Ramon Cesar Amorim)

5 ônibus novos com arcondicionado servirão aos usuários entre José de Freitas e Teresina (Imagem: Ramon Cesar Amorim)

Segundo o presidente da Associação dos Trabalhadores e Estudantes Usuários dos Transportes Coletivos de José de Freitas- ATEUTC, Jailson Cruz, essa é uma vitória dos usuários e da população que se mobilizou desde o ano de 2013 contra à má prestação de serviços da empresa São Joaquim, fazendo manifestações durante vários dias interditando a principal via de acesso dos coletivos entre as duas cidades, forçando ao proprietário dialogar com os passageiros e com as autoridades sobre a questão. “Esta é uma conquista do povo Livramentense, não é uma conquista de nenhum político, mas sim do povo que se uniu e foi às ruas reivindicar seus direitos”, disse Jailson.

Desde as manifestações de rua, em 2013, houve várias audiências públicas para debater o assunto, intermediadas pelo Ministério Público através do promotor Flávio Teixeira, com a presença de representantes dos usuários, do legislativo josedefreitense e da empresa prestadora de serviços, que monopoliza a exploração de transporte de passageiros entre José de Freitas e a capital piauiense há vários anos e tem a concessão de explorar sozinha a linha por mais algumas décadas. Vale ressaltar que há uma ação judicial impetrada através do MP obrigando a empresa a renovar sua frota, sob pena de suspensão da linha exploratória.

A partir dos últimos dois anos, várias empresas de ônibus da região têm suas linhas para a capital, Teresina, via José de Freitas, o que tem mantido o preço da passagem mais estável e acirrado a concorrência, como as empresas J. Araújo, Fretur, Arêa Leão, dentre outras.

Da Redação


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO