Portal Revista Opinião

Em seu 3º mandato, Teresa Britto fecha 2014 como a vereadora mais atuante da capital do Piauí

Matéria publicada em, 6 de janeiro de 2015

A vereadora do PV, Teresa Britto, alcança o seu 10º ano como parlamentar representando Teresina na Câmara Municipal com a marca de vereadora mais atuante em 2014. Ela foi a que mais apresentou indicativos de melhorias para a capital nas diversas áreas, chegando a 519 solicitações. Mas também foi a que maior número de projetos de lei apresentou: 29 ao todo. A produtividade aumentou mesmo enfrentando uma campanha eleitoral como candidata a deputada estadual.

Teresa Britto foi a vereadora mais atuante da CMT em 2014

Teresa Britto foi a vereadora mais atuante da CMT em 2014

Entre esses projetos de lei, nove foram sancionados pelo prefeito Firmino Filho e os demais tramitam na Casa. Três foram vetados. Ao todo, foram apresentados 242 projetos de lei, sendo que 70% obteve aprovação em plenário. Teresa está também entre os que mais apresentaram homenagens a pessoas que se destacaram na sociedade teresinense, com seis proposições, número máximo permitido em um ano.

Além disso, Teresa Britto foi responsável pela realização de 12 audiências públicas, tratando de relevantes temas, principalmente relacionados a meio ambiente e saúde. Esses dois temas, somados a políticas para a juventude, foram os norteadores do mandato da parlamentar durante o ano de 2014.

Teresa Britto propôs inúmeras audiências públicas na CMT em 2014

Atenta aos problemas da capital, Teresa Britto propôs inúmeras audiências públicas na CMT em 2014

A vereadora tem um currículo de resultados importantes para a cidade de Teresina. Por pertencer à Direção Nacional do PV, Teresa Britto já conseguiu recursos de emendas de deputados federais do partido de outros Estados. Foi a única vereadora de Teresina a conseguir esse tipo de verba federal. Tem atuação significativa no desenvolvimento de políticas públicas para mulheres, na luta pelos direitos das vítimas de violência e no reconhecimento da importância das mulheres no mercado de trabalho e na chefia de seus lares.

O último projeto de lei apresentado este ano com grande repercussão foi o que proíbe hospitais particulares de cobrarem caução no ato da internação de pacientes em casos de urgências e emergências. Além deste, outro projeto de repercussão nacional foi o que determina regras para a humanização do parto. O projeto é o mais completo em vigência no país e beneficia mães e bebês, já que elas podem ter alternativas diversas, inclusive podendo optar por analgesia.

Teresa Britto em visita ao HUT, numa de suas várias visitas a hospitais na capital

Teresa Britto em visita ao HUT, numa de suas várias visitas a hospitais na capital

A parlamentar destaca também a lei que proíbe a veiculação de outdoors com apelo erótico e imagens de mulheres despidas. “Esse ano não foi nada fácil. Foi com esforço e o trabalho da equipe que nos fez ter esse desempenho recorde. São projetos relevantes, como o da humanização do parto, o que proíbe a caução e o que proíbe a exibição de nudez e erotismo nos outdoors. Quero agradecer à população que me confiou esse mandato. Nosso dever é representar o povo de Teresina no parlamento com dedicação, amor e respeito”, declara a vereadora.

Durante todo o ano, Teresa Britto também buscou melhorias nos hospitais da capital, principalmente no Hospital de Urgências de Teresina. Na época do Carnaval, visitou o local diversas vezes para acompanhar o trabalho dos profissionais e propôs que fossem feitas modificações junto com o Ministério Público e a OAB, acatadas pelo poder público.

Com isso, o resultado já no segundo semestre foi a diminuição do número de pessoas nos corredores a espera de atendimento e também no tempo em que os pacientes costumavam esperar. A regulação dos leitos, que foi implementada, é cobrada pela vereadora desde 2010. Com essas modificações, o HUT registrou uma queda significativa de óbitos.

“Defendo que a atenção básica seja fortalecida, atendendo as pessoas nas suas próprias comunidades, através do PSF. Isso diminuiria as demandas dos hospitais e a proliferação de doenças. É preciso valorizar mais os profissionais, pagando melhores salários e considerando a produtividade de cada um, não só dos médicos, mas também de toda a classe. Preocupo-me muito também com a humanização da saúde. Tenho esse sonho”, afirma.

Outra vertente de atuação de Teresa, o meio ambiente, também teve melhorias este ano. É o caso do atendimento a animais recolhidos no Centro de Zoonoses (correição). Após as reivindicações, a prefeitura incrementou a infraestrutura do local, permitindo que os animais tivessem atendimento adequado, e conseguiu um terreno de 150 hectares para que seja construído um novo centro. Para 2015, Teresa promete que brigará pela implantação da Delegacia de Proteção aos Animais, do serviço veterinário gratuito, de um hospital público para atendimento e pela implementação de uma política de controle da natalidade.

Por conta dessa luta em defesa dos animais e do meio ambiente, com três projetos de lei aprovados, a vereadora foi premiada com a maior honraria da Federação Nacional dos Transportes (Piauí, Ceará e Maranhão), concedido pelo sistema Sest/Senat. É o Prêmio Piauiense de Melhoria da Qualidade do Ar.

A vereadora ressalta que sua meta para 2015 é, além de melhorias na saúde, continuar na luta pela despoluição dos rios Poti e Parnaíba, na implementação de políticas públicas de juventude, sem esquecer das outras áreas. “É preciso fazer um trabalho integrado com esporte, cultura e lazer para fazer da nossa juventude protagonista e não coadjuvante. Pretendo também trabalhar a humanização do atendimento nos hospitais de Teresina, com o aumento da produtividade, diminuindo os custos, qualificando e motivando os profissionais para que gostem ainda mais do que fazem”, destaca Teresa Britto.

Da Redação                           Fonte: 180graus


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO