Portal Revista Opinião

Em José de Freitas jovens trocam o carnaval por retiros e festivais do Senhor

Matéria publicada em, 16 de fevereiro de 2012

Centenas de jovens estão trocando a folia de momo pelos Festivais do Senhor ou Retiros. Jovens católicos e evangélicos fazem uma escolha, que é a de ficar confinados em louvor e oração a participar da “festa da carne”.

Sete grupos de retirantes da igreja católica da cidade e grupos de oração começam a se reunir para a festa do Senhor a partir da tarde desta sexta-feira (17/02) até a manhã de quarta-feira (22/02) em prédios públicos da cidade.

O Retiro Novo Caminho (RNC), que tem como coordenadores os jovens Daniel Ramos e Thaizy Batista, se reúne na Unidade Escolar Governador Pedro Freitas (2º Grau).  A visitação é aberta à comunidade todos os dias, mas apenas para conhecimento do espaço e dos trabalhos realizados, sem contato com os retirantes.

“O objetivo principal do retiro é fazer com que os jovens, lá presentes, tenham um encontro com Deus e consigo mesmos, tendo em vista o crescimento espiritual e o relacionamento com o próximo”, conta Ellen Cristina, uma das integrantes do RNC. Ao todo são 65 jovens participantes desse retiro.

Já o Retiro Sagrado Coração de Jesus (RSCJ) estará em confinamento na escola da comunidade Douro, zona rural do município. Estarão participando do retiro este ano 56 jovens, que poderão receber visitas apenas no Domingo (19), limitada aos pais ou responsáveis. O RSCJ conta com 22 coordenadores dividindo os trabalhos, que têm como um dos objetivos “expandir a comunidade católica no município”, como enfatiza um dos coordenadores do retiro, Pedro Rocha.

Além dos retiros, há os Grupos de Oração que se reúnem nesse período para promoverem o Festival do Senhor, como é o caso dos grupos Nova Aliança Rcc, Sal Da Terra Rcc, Luz do Mundo Rcc e Filhos de Israel.

Esses grupos de oração da Renovação Carismática Católica, vão se reunir na Escola Senhor Carvalho para fazer o Festival do Senhor. Lá os participantes não ficam confinados, eles vão pela manhã e retornam as suas casas para as refeições, como também para dormir. O Festival do Senhor da RCC acontece no domingo, segunda e terça e é aberto ao público que desejar participar. Os organizadores da RCC convidam a todos a participarem das Missas de abertura, que acontecerá no Domingo, às 8h, e de encerramento, que será na Terça, às 16h.  Haverá ainda pregadores de outras cidades participando do festival.

Veja onde estará concentrado cada retiro ou grupo de oração:

1- Retiro Novo Caminho (RNC) – U. E. Governador Pedro Freitas

2- Retiro Vida Nova (RVN) – CAIC

3- Retiro Cidade de Sião –  E. M. Agripina Portela

4- Retiro Nova Fonte (RNF) –  U. E. Antonio Freitas

5- Retiro Nova Jerusalém (RNJ) –  U. E. Ferdinand Freitas

6- Retiro Sagrado Coração de Jesus (RSCJ) e Amigos pela Fé – Escola da localidade Douro

7- Renovação  Carismática Católica – U. E. Senhor Carvalho

Hoje os retiros estão reconhecidos em lei municipal. Foi sancionada pelo executivo uma lei que “Institui o Conselho Municipal de Fomento aos Retiros – COMFER, que terá como objetivo principal gerenciar e fiscalizara aplicação dos recursos públicos no incentivo da referida atividade sócio-cultural e aprovar seu Regimento Interno. Além do CONFER, foi sancionada outra lei municipal, que “dispõe sobre a tutela e reconhecimento dos retiros como patrimônio imaterial da cultura de José de Freitas, incentivando a sua realização”.

Da Redação


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO