Eleição do TCE tem 27 inscritos; Apenas quatro mulheres e um sem curso superior

Matéria publicada em, 20 de abril de 2015

A eleição para a escolha de novo conselheiro do Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) promete ser uma das mais disputadas da história. Até a manhã desta segunda-feira (20/04), 27 candidatos, sendo quatro mulheres, já haviam realizado inscrições na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para disputar os votos dos 30 deputados da Casa.  Do total de inscritos, apenas o ex-deputado e empresário Mauro Tapety (PMDB) não possui curso superior.

Mauro Tapety é um dos favoritos à vaga
Mauro Tapety é um dos favoritos à vaga

A escolha que será feita pelo parlamento do Piauí deve ficar polarizada entre os representantes da política mesmo com uma diversidade de inscritos. Em sua maioria, os perfis dos candidatos são advogados, servidores públicos e contadores. Mesmo não possuindo cursos superior, o que não é obrigatório de acordo com o edital, Mauro é considerado o favorito devido os arranjos políticos que tem realizado desde o ano passado.

Além de Mauro Tapety, o ex-deputado estadual e prefeito de Picos, Kléber Eulálio,  também deve pleitear a vaga de novo conselheiro o deputado, Antônio Félix. Ele ocupou a vaga de suplente depois que o prefeito Firmino Filho (PSDB) convocou o deputado Luciano Nunes (PSDB) para ocupar a presidência da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Kleber Eulálio também é um forte candidato
Kleber Eulálio também é um forte candidato

Entre os 27 candidatos, apenas quatro mulheres estão no páreo desejando ocupar a vaga deixada por Anfrísio Lobão. São elas: a capitã da Polícia Militar do Piauí, Maria do Socorro Pinto de Farias, a engenheira civil e servidora pública, Márcia Maria Vasconcelos, a também servidora pública, Lúcia Maria de Fátima Ribeiro Rebello, e a professora e bacharel em Direito, Angelita Gomes Fontineli.

Um dos inscritos, Genésio da Costa Nunes, advogado, esteve nesta segunda-feira na secretaria da Mesa Diretora da Alepi para entregar os documentos que faltavam. O principal objetivo do candidato é priorizar uma fiscalização antecipada.

“O meu desejo é de contribuir com a legal aplicação dos recursos públicos de acordo com a finalidade e com os preços. O TCE-PI hoje não faz uma fiscalização antecipada e isso tem gerado uma série de prejuízos”, disse Genésio.

TCE

Os partidos da Casa já trabalham e dialogam para fortalecer o nome do novo conselheiro. O Partido dos Trabalhadores viria com a proposta de apoiar o prefeito Kleber Eulálio. Contudo, o deputado estadual Cícero Magalhães, informa que não há nada arrematado. “O PT ainda não decidiu, mas devemos votar unidos”, disse.

Diariamente, Kleber e Mauro Tapety, companheiros de mesmo partido, estão na Assembleia conversando com os demais parlamentares. As inscrições seguem até a próxima segunda-feira, dia 27 de abril, das 8h às 14h, na secretaria da Mesa Diretora da Alepi.

Veja a lista dos inscritos até agora:

candidatos

Fonte e imagens: www.oolho.com.br


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO