Portal Revista Opinião

Educação Ambiental poderá fazer parte da grade curricular no Piauí

Matéria publicada em, 29 de setembro de 2011

Com o objetivo de fortalecer a relação entre a educação escolar e a educação ambiental, o deputado estadual Fábio Novo (PT) apresentou projeto de lei na Assembléia Legislativa que propõe incluir a disciplina Educação Ambiental na grade curricular das escolas estaduais do Piauí. De acordo com a proposta, a disciplina deve ser ministrada por professores com conhecimento específico na área, em nível de pós-graduação, para estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

Segundo Fábio Novo, é indispensável proporcionar aos educadores condições para que sejam produzidos conteúdos e atividades de educação para o meio ambiente. Dessa forma, a escola poderá incrementar práticas pedagógicas, materiais didáticos, programas e guias curriculares que incentivem o debate, a construção do conhecimento e a reflexão sobre as questões ambientais. “Iremos promover o desenvolvimento da conscientização dos estudantes, bem como ampliar noções de cidadania”, argumenta o parlamentar.

O projeto de lei defende que a disciplina de Educação Ambiental deve estar de acordo com as definições do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), de forma que promova a formação social dos alunos. As ações da disciplina serão voltadas para o desenvolvimento de consciência crítica sobre a problemática ambiental; o desenvolvimento de habilidades e instrumentos tecnológicos para solução de problemas ambientais; e promoção de atividades que integrem a comunidade na preservação do meio ambiente.

“A Educação Ambiental pode mudar hábitos danosos que nós provocamos contra o meio ambiente, transformar a situação do planeta e proporcionar uma melhor qualidade de vida. E a educação é uma ótima alternativa e assume papel fundamental para buscarmos melhor qualidade de vida”, afirma Fábio Novo.

O projeto de lei já tramita nas Comissões da Assembléia Legislativa e, se aprovado pela Casa, seguirá para sanção do governador Wilson Martins.

Também de autoria do deputado Fábio Novo, o projeto “Semeando o Verde” busca aumentar a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente nas escolas públicas e privadas do Piauí. A idéia é que as escolas promovam ação conjunta de plantio de mudas nativas no dia da Árvore – 21 de setembro. “É um projeto simples, mas extremamente importante para iniciar o trabalho educativo com nossas crianças, uma vez que ele é destinado para estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental”, finaliza Fábio Novo.

Da Redação                                                 Fonte: 180graus

 

 


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO