Portal Revista Opinião

Divulgados os números da pesquisa Amostragem para a prefeitura de José de Freitas

Matéria publicada em, 23 de agosto de 2012

Pesquisa realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública – Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, nos dias 17 e 18 de agosto, mostrou os números da 1ª pesquisa divulgada para a disputa à prefeitura municipal de José de Freitas nas eleições de 7 de outubro.

PESQUISA ESTIMULADA

Na pesquisa estimulada, onde são colocados os nomes dos candidatos para o eleitor entrevistado, o candidato do PSDC, Josiel, desponta na frente com 33,67% das intenções de voto, seguido do prefeito Dr. Ricardo, candidato à reeleição pelo PSD, que tem 26% das intenções de voto. Os dois estão tecnicamente empatados, segundo a margem de erro. O candidato Edimilson Oliveira (PV) aparece na pesquisa com 13,33% das intenções de voto e Dr. Holanda (PHS) com 12,33% das manifestações, estando, assim, tecnicamente empatados na disputa. O candidato Gama (PTN) não foi citado na pesquisa por nenhum eleitor.

Os eleitores indecisos na pesquisa estimulada em José de Freitas representam 8,33% do total e os que disseram que vão votar nulo e em branco representam 6,33%.

Segundo o instituto que realizou a pesquisa de intenções de voto em José de Freitas, foram ouvidos 300 eleitores com idade a partir dos 16 anos residentes nas zonas urbana e rural do município. A margem de erro da pesquisa é de 5,54% para mais ou para menos.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí com o protocolo de número PI 00212/2012, no dia 15 de agosto.

PESQUISA ESPONTÂNEA

Na pesquisa de intenções de voto espontânea, quando o entrevistador não mostra os nomes dos candidatos ao eleitor, o candidato Josiel tem 23,67%, empatado tecnicamente com Dr. Ricardo, que tem 21% das intenções de voto.

Edimilson Oliveira tem 8,33% das intenções de voto espontâneas e Dr. Holanda obteve 5,67% das manifestações. Os eleitores indecisos somam 36% na pesquisa espontânea e 3% disseram que vão votar nuloq ou em branco nestas eleições municipais. O candidato Gama não foi citado na pesquisa espontânea.

OS NÚMEROS DA REJEIÇÃO

O atual prefeito e candidato à reeleição Dr. Ricardo, é o candidato com maior índice de rejeição entre os eleitores pesquisados em José de Freitas, com 47%.

Em seguida vêm os candidatos Gama e Josiel, sendo rejeitados por 25% dos eleitores entrevistados. O candidato Dr. Holanda tem 16% de rejeição.

O candidato com menor índice de rejeição entre os eleitores entrevistados no município é Edimilson Oliveira, com 15,67%.

Não sabem ou não opinaram sobre a rejeição somaram 8,67% dos eleitores entrevistados e 0,33% disseram que vão votar nulo ou em branco. Apenas 3,33% dos eleitores entrevistados não rejeitam nenhum dos candidatos à Prefeitura de José de Freitas.

OPINIÃO SOBRE O DEBATE

O candidato do PV, Edimilson Oliveira, foi o vencedor do debate da Rede Meio Norte, realizado no dia 16 de agosto com os candidatos à Prefeitura de José de Freitas. Esta é a opinião de 39,73% dos eleitores de José de Freitas que assistiram ao debate.

Para 32,88% dos eleitores, o vencedor do primeiro debate da Rede Meio Norte com os candidatos à Prefeitura de José de Freitas foi o prefeito Ricardo Camarço.

Para apenas 5,48% dos eleitores, o vencedor do debate foi Josiel. Já para 4,11% dos que assistiram o debate o vencedor foi Dr. Holanda. Para 1,37% dos eleitores o vencedor do debate da Rede Meio Norte com os candidatos a prefeito de José de Freitas foi Gama.

Não souberam ou não quiseram opinar sobre qual foi o candidato vencedor do debate 10,96% dos entrevistados e 5,48% dos eleitores consideraram que o não houve vencedor no debate.

Confira os números da pesquisa nas tabelas abaixo:

 

Fonte: Meio Norte


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO