Portal Revista Opinião

Diretor do IFPI de José de Freitas visita horta comunitária e garante capacitação para as famílias

Matéria publicada em, 28 de janeiro de 2021

Na última segunda-feira, 25, o diretor geral do Campus Avançado do IFPI de Jose de Freitas, José dos Santos de Moura, realizou uma visita a Horta Comunitária Túlio Giovanni, localizado no Assentamento Marcos, zona rural de José de Freitas.
Objetivo da visita foi acompanhar o resultado do primeiro plantio de hortaliças desenvolvidos pelas 6 famílias e convidá-las para uma capacitação sobre a produção de compostagem e manejo de hortaliças orgânicas. A capacitação será ministrada na próxima segunda-feira, 01 de fevereiro no próprio assentamento, pelo professores do Campus Ewerton Gasparetto e José dos Santos de Moura.
A Horta Comunitária foi implantada em outubro de 2020 por meio do Projeto de Extensão da Universidade Federal do Piauí (UFPI) intitulado Canindé Solar. O projeto é coordenado pelo professor Marcos Lira, lotado no departamento de Engenharia elétrica da UFPI. O projeto tem como parceiros o IFPI, EMATER, REAPI, Piauí solar e garagem orgânica.
O objetivo do projeto é contribuir para a melhoria da qualidade de vida de comunidades e assentamentos rurais de forma sustentável, uma vez que a água bombeada por meio da energia solar pode ser usada na Agricultura Familiar. O projeto também tem um caráter educativo, já que uma vez instalado o sistema, a comunidade beneficiada recebe capacitação a fim de que se apropriem dessa tecnologia.

Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO