Publicado em: 07/10/2011 às 14:40

OPINIÃO: SIGNIFICADO DO ANEL DE TUCUM

Você toparia Usar o Anel?

Muita gente usa uma “grossa argola” negra no anelar da mão direita. Bom, imaginando que mão e dedo não interferem no significado do anel de tucum (esse é o nome da tal “argola”), que pra muitos serve como compromisso pelas lutas populares, pelas classes subalternas.

Trata-se, pois, de uma aliança popular, de um pacto de honra e determinação por fazer tudo que estiver ao meu alcance, como indivíduo e como ser social, para levar adiante a reivindicação de direitos e a esperança por um mundo realmente humano e fraterno.

Na explicação que publico abaixo – encontrada sem autoria nas venturosas páginas da rede mundial de computadores e, sensivelmente editada por mim – está a origem histórica e religiosa dos grandes pactos, das grandes alianças… E também alguns emblemas para refletir sobre a força e a importância do anel de tucum, que deve ser carregado no dedo, no coração e na ação cotidiana.

A história do anel começou no tempo da escravidão. Os senhores de engenho e as senhorinhas quando casavam selavam seu matrimônio com um anel de ouro, como acontece hoje em dia. Porém, os escravos não tinham condições de comprar anéis de ouro, então selavam seu matrimônio com pequenos anéis de tucum.

Na época da escravidão no Brasil, esses anéis, além de simbolizarem o matrimônio, também simbolizavam a amizade e a resistência na luta por libertação. Era um símbolo clandestino, cuja linguagem somente os escravos entendiam. O anel de tucum agregava os oprimidos, em busca de vida, mesmo no meio de tanta opressão.

Hoje em dia, esses anéis são adotados como uma forma de escolha, de preferência pelos jovens, pelos pobres e oprimidos, pelas minorias em busca de libertação, simboliza a luta pelas causas sociais.

Algumas pessoas o utilizam apenas pelo visual, sem conhecer ou se importar com o seu real significado. O anel também é sinal da aliança com as causas indígenas e populares. Quem carrega esse anel significa que assumiu essas causas e as suas consequências.

Você toparia usar esse anel em defesa de nossa querida José de Freitas? No filme chamado “O Anel de Tucum” você pode ouvir Dom Pedro Casaldáliga falando sobre o anel, ver parte do filme:  www.youtube.com/watch?v=0iJKVjWes7g.

Por Francisco Alves Nunes – Presidente da Executiva Municipal do PV – José de Freitas/PI

Comentários Facebook

Deixe sua mensagem