Depois dos festejos de N. S. do Livramento a igreja católica se voltará à Semana Nacional da Família

Matéria publicada em, 17 de agosto de 2011

Os festejos de N. S. do Livramento

Depois de 12 dias, os festejos em honra à N. S. do livramento, padroeira da cidade de José de Freitas-PI, chegam ao fim. Os festejos deste ano, que tiveram como tema “Com Maria, subiremos a montanha do senhor!”, começaram no dia 4 de agosto, com a imagem de N. S. do Livramento saindo do Sítio Maravilha, na PI-113, trecho Teresina/José de Freitas em carreata até a igreja de N. S. do Rosário, no bairro Cidade Nova.

Carreata de abertura dos festejos no dia 04.08.11
No dia seguinte, 05 de agosto, a imagem saiu novamente em procissão rumo à igreja matriz no centro da cidade, onde aconteceram o levantamento do mastro, o hasteamento do Estandarte de N. S. do Livramento, e a Celebração Eucarística.

O novenário iniciou-se, portanto, no dia 06 de agosto, ocorrendo tudo dentro do planejado pelos padres Gilcimar Lima Machado e Francisco Eduardo, pelo diácono Antonio Primo, e pelos grupos paroquianos, até o encerramento no dia 15 de agosto, dia dedicado à padroeira da cidade, N. S. do Livramento.

O tradicional festejo de agosto, como é popularmente chamado, reuniu toda a comunidade livramentense residente na cidade, como também filhos desta terra que residem em outras cidades, principalmente na capital, Teresina.

Ao longo dos festejos, várias personalidades políticas compareceram para participar das celebrações litúrgica e social, dentre elas podemos destacar o prefeito Ricardo Camarço e seu vice João Emílio, alguns vereadores da cidade, o governador do estado Wilson Martins, os deputados Marden Menezes e Flora Isabel, o secretário estadual de educação Átila Lira, dentre outros.

Vereadora Teresa Britto prestigiando os amigos freitenses nos festejos da padroeira
Teresa Britto e Elisa Soares, diretora do STTR de José de Freitas

A vereadora de Teresina e presidente regional do Partido Verde, Teresa Britto, esteve presente no dia 10 de agosto, onde participou da missa e depois se reuniu com amigos livramentenses na barraquinha da igreja para participar da parte social. Teresa Britto, que tem grande atuação na igreja católica, participando de grupos pastorais na Paróquia de São Cristovam, em Teresina, ressaltou a importância da festividade para os cristãos “como forma de fortalecer a missão de cristo aqui na terra, conduzindo os homens à salvação.”

Um dos dias mais festejados foi o dia dos vaqueiros, onde centenas de vaqueiros participaram ativamente das celebrações da igreja, durante todo o dia, principalmente da procissão dos vaqueiros.

Tradicional Procissão dos Vaqueiros no dia 12.08.11
No encerramento, no dia 15, mais uma procissão foi realizada. Nela, milhares de pessoas participaram no final da tarde levando a imagem de N. S. do Livramento pelas principais ruas de José de Freitas.

Procissão no encerramento dos festejos no dia 15.08.11
A Semana Nacional da Família

Após a realização das festividades em honra a padroeira da cidade, as Paróquias de N. S. do Livramento e de N. S. do Rosário, estarão voltadas a trabalhar a SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA, que acontecerá de 21 a 28 de agosto em José de Freitas.

ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA FAMÍLIA 2011 – PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

TEMA GERAL: FAMÍLIA, PESSOA E SOCIEDADE

DOMINGO (21-08-2011) – ABERTURA

Soltura de fogos nos bairros e nas comunidades às 5 horas da manhã. À noite, terço às 19 horas, seguido de missa.

 

SEGUNDA-FEIRA (22-08-2011)

TEMA: FAMÍLIA COMO REDE DE SOLIDARIEDADE

Noitantes: Comunidades do Zonal Seis, Bairro de Fátima, Secretaria de Educação

Organização: RCC e Coroinhas

 

TERÇA-FEIRA (23-08-2011)

TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS QUE VALORIZAM A FAMÍLIA

Noitantes: Comunidades do Zonal Cinco, Bairro Gusmão, Câmara Municipal de José de Freitas e Prefeitura Municipal de José de Freitas

Organização: Legião de Maria e Pastoral da Criança

 

QUARTA-FEIRA (24-08-2011)

TEMA: OS DESÍGNIOS DE DEUS SOBRE O MATRIMÔNIO E A FAMÍLIA

Noitantes: Comunidades do Zonal Quatro, Bairro Ipiranga e STTR

Organização: Apostolado da Oração e Capelinha Missionária

 

QUINTA-FEIRA (25-08-2011)

TEMA: A PESSOA SE REALIZA NA COMUNHÃO

Noitantes: Comunidades do Zonal Três, Profissionais da Saúde e Estudantes

Organização: Mãe Rainha e Retiro Sagrado Coração de Jesus

 

SEXTA-FEIRA (26-08-2011)

TEMA: FAMÍLIA GERADORA DE UMA SOCIEDADE NOVA

Noitantes: Comunidades do Zonal Dois, Bairro Cidade Nova, Comerciantes e Comerciários

Organização: Homens do Terço, Pastoral da Liturgia e Pastoral do Dízimo

 

SÁBADO (27-08-2011)

TEMA: FRATERNIDADE E VIDA NO PLANETA

Noitantes: Comunidades do Zonal Um, Bairro Tijuca, Sindicato dos Trabalhadores Municipal e Estadual, Pastoral Familiar da Paróquia de N. S. do Livramento, Professores e Vila Regino

Organização: ECC

 

DOMINGO (28-08-2011)

CAMINHADA PELA PAZ NAS FAMÍLIAS INICIANDO ÀS 17 HORAS NA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO E FINALIZANDO NA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.

As duas Paróquias convidam a todas as famílias livramentenses a participarem deste evento de fé e reflexão.

Da Redação


Revista Opinião