Definidas as 32 seleções que estarão disputando a Copa do Mundo no Brasil em 2014

Matéria publicada em, 21 de novembro de 2013

A Copa do Mundo do Brasil já tem todas as seleções participantes definidas. O Uruguai foi a última seleção a carimbar o passaporte, na repescagem, jogando contra a Jordânia.

A classificação uruguaia veio num jogo morno em Montevidéu. A Celeste havia vencido a seleção da Jordânia no jogo de ida por 5 a 0, o que lhe deu segurança para garantir a vaga com um simples empate em 0 a 0.

AS CLASSIFICADAS

Além do Uruguai, que busca seu terceiro título mundial, outras quatro seleções sul-americanas estarão no Brasil em 2014. Argentina, Colômbia, Chile e Equador. Elas se juntam ao Brasil, país sede, para ostentar nada mais nada menos que 9 títulos mundiais dos sul-americanos: Brasil, o maior campeão da história com 5 copas e Argentina e Uruguai com 2 troféus cada uma. Um time de seleções que mete medo a qualquer outra seleção, principalmente as sempre favoritas Brasil e Argentina.

32 países classificados para a Copa do Mundo
32 países classificados para a Copa do Mundo

A Ásia vem ao Brasil representada pelo Japão, Coreia do Sul, Irã e Austrália. Esta última fica na Oceania, mas disputou uma vaga com os asiáticos. São seleções sem grande expressividade, que raramente causam alguma surpresa em torneios internacionais, apesar de terem melhorado muito o seu futebol nos últimos anos.

Na repescagem o México se junta aos Estados Unidos, Costa Rica e Honduras formando o quarteto das Américas do Norte e Central na Copa de 2014 no Brasil. Dificilmente desse grupo se terá algum destaque positivo na Copa, principalmente com o fraquíssimo futebol apresentado pelos mexicanos este ano.

Nigéria, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Argélia formam o time africano na Copa. Esta última, ao comemorar a classificação para o mundial do Brasil, centenas de pessoas ficaram feridas, além de alguns mortos. Lamentável! As seleções africanas não têm se dado bem em copas, mas ninguém pode brincar diante dessas seleções, que podem sim ser o diferencial na copa. É esperar pra ver!

Na repescagem europeia, várias seleções tradicionais e até uma bicampeã mundial suaram muito para irem à Copa. A França sofreu muito nos dois jogos para ir á copa com um gol contra, jogando com a Ucrânia. Quem também teve que ralar para chegar lá foi a seleção de Portugal. Dependendo do craque CR7, os lusos carimbaram o passaporte passando pela seleção da Suécia de Ibrahimovic.

Grécia e Croácia também se classificaram na repescagem, passando por Romênia e Islândia, respectivamente. França, Portugal, Grécia e Croácia se juntam ao grupo das classificadas na fase normal Alemanha e Itália, tetracampeãs mundiais e sempre favoritas; à favoritíssima ao Bi, Espanha; à Bélgica, à Inglaterra, à Suíça, à Holanda, a laranja-mecânica que sempre joga muito em copas e que passou fácil no grupo da morte; à Rússia e à estreante Bósnia-Herzegovina.

Definidas as 32 participantes da Copa do Mundo do Brasil no ano que vem, definidas também as oito seleções cabeças-de-chave. São elas: Brasil, Argentina, Colômbia, Espanha, Alemanha, Bélgica e Suíça. Todas as oito campeãs mundiais estarão disputando mais um título global no Brasil em 2014.

Brazuca, a bola da copa
Brazuca, a bola da copa

Da Redação da Revista Opinião


Revista Opinião