Portal Revista Opinião

FÉ: Dança de São Gonçalo reúne pessoas de várias comunidades da zona rural de José de Freitas

Matéria publicada em, 17 de novembro de 2019

POR CHAGAS SILVA

Na noite deste sábado, 16 de Novembro, pessoas de várias comunidades da zona rural de José de Freitas, compareceram na localidade Lagoa Seca dos Faustino, deste Município, por ocasião de uma dança religiosa de São Gonçalo, na residência da Senhora Francisca Boto, naquela localidade.

O evento foi realizado para cumprir uma promessa da Senhora Teresinha Maria da Conceição, mais conhecida como Teresinha Boto, (in memória). Segundo informações, Dona Teresinha, era matriarca da família Boto, e prestes a promover a Dança de São Gonçalo ainda em vida para pagamento de uma promessa e benção alcançadas, a mesma veio a falecer aos 67 anos de idade, fato que motivou a realização do evento alguns anos da depois da morte da mesma.

Várias pessoas compareceram ao evento, que contou com animação do Valdir Acordeon e companhia. O Senhor Pedro Boto, comandou a dança com várias mulheres que estavam vestidas a caratê para o momento. Após a dança teve aparte social com leilão e outros atrativos para o público presente.

O Santo

São Gonçalo é um santo português com culto permitido pelo papa Júlio III em 24 de abril de 1551. Nascido em Tagilde no ano de 1187, estudou rudimentos com um devoto sacerdote. No regresso, São Gonçalo passou por um período de busca interior e encontrou na experiência popular a maneira de converter pecadores. São Gonçalo pregou e operou supostos milagres por todo o norte de Portugal.


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO