Portal Revista Opinião

Corte do bolo e outras atividades marcam os 141 anos de Emancipação Política da cidade de José de Freitas

Matéria publicada em, 7 de abril de 2019

Por Chagas Silva

A cidade de José de Freitas-Piauí, Situado na Região Norte metropolitana da Grande Teresina, há 53 quilômetros da Capital, completa neste Domingo, 7 de abril de 2019, 141 anos de emancipação política. A cidade surgiu da fazenda de criação de gado chamada Boa Esperança. No dia 23 de Março de 1877, através da Lei Provincial nº 945, a fazenda Boa Esperança recebeu o nome de Vila do Livramento. O ato solene só ocorreu em 7 de abril de 1878. Alguns anos depois, pelo Decreto nº 1.186, de 18 de março de 1931, por meio do cidadão Joaquim Lemos Cunha – oficial do Exército, designado interventor provisório do Piauí, desta forma a Vila do Livramento passou a ser cidade, recebendo o nome de José de Freitas.

Atualmente o Município é administrado pelo Prefeito Roger Linhares, que anunciou recentemente o cancelamento da tradicional festa em comemoração aos 141 anos da cidade. Roger explicou em um vídeo publicado em sua página oficial no facebook, que os recursos que seriam usados para contratar as atrações musicais, foram destinados para o Serviço Social do Município, gastar com benefícios em prol das famílias vítimas de alagamentos por conta das fortes chuvas que caem no Município.

Apesar do cancelamento da festa que seria promovida a noite, a Prefeitura promoveu uma programação especial, as 08:00h da manhã foi celebrado uma missa na igreja Matriz, alusiva a data, as 09:00h aconteceu a entrega da premiação do 2º concurso de fotografias-Realizado pela secretária de Meio Ambiente (SEMAT), as 09:20H, corte do bolo e café da manhã na Praça Central e as 10:00h foi a vez da abertura da taça cidade de futsal no Ginásio Poliesportivo Mestre Eva. Além de outras atividades que foram realizadas na semana do aniversário da cidade.

TURISMO DO MUNICÍPIO

A barragem do bezerro, é um dos lugares mais procurados, sendo uma boa opção para descansar, pescar e andar de jet ski. O local conta ainda com barracas para atender os visitantes.

O Morro do Fidié é uma atração turística com muito valor agregado, enriquecendo o patrimônio turístico de José de Freitas. É um Projeto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Turismo – SEMAT, patrocinado pela Prefeitura Municipal. No cume do morro também há um pequeno Mirante que proporciona aos visitantes a vista de toda a cidade e até da serra de Santo Antônio de Campo Maior.

Além da imagem de Cristo, do mirante, do visual da cidade, da enorme escadaria, da imagem da santa e da arte de João Oliveira, das trilhas naturais, o Morro do Fidié conta também com um memorial constituído pela história do Major Fidié e a Batalha do Jenipapo, e pela história política do município de José de Freitas. A escadaria do Morro possui 140 Degraus.

TURISMO RELIGIOSO

O turismo religioso, turismo rural e turismo de eventos atraem muitos visitantes ao município. Na zona rural, o turismo rural ganhou força nos últimos anos, com o crescimento da população de povoados, acessibilidade e surgimento de novos empreendimentos. A aproximadamente 30 km da sede do município, na localidade Morada Nova, está localizada a Vila Pagã, espaço cultural e religioso que recebe centenas de visitantes anualmente, que podem acampar, participar de eventos culturais, visitar monumentos, fazer trilhas e ter contato com a natureza.

FESTEJOS

O Festejo da Padroeira da cidade, Nossa Senhora do Livramento, promovido pela Igreja Católica, de 5 a 15 de Agosto, e o festejo de São de Francisco das Chagas, de 24 Setembro a 4 de Outubro, o segundo maior do Município, os dois atraem grande número de fiéis, movimentando o turismo religioso.

RIQUEZAS NATURAIS

Outro ponto que merece destaque em José de Freitas, sobre tudo na zona rural, são os rios e riachos existentes em todo Município, sendo que período do inverno atrai centenas de pessoas para um bom mergulho em família e amigos.

FESTAS CULTURAIS

Outra grande atração de José de Freitas é o Zé Pereira, o pré-carnaval realizado anualmente, que atrai visitantes de municípios vizinhos em uma grande festa, onde os participantes usam máscaras e fantasias inusitadas. O festival Junino, realizado anualmente, também está incluindo no calendário cultural do Município. O Município conta atualmente com uma população de aproximadamente 49 mil habitantes.

Fonte de Informações: Wikipédia


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO