Centenas de jovens participam de retiros e festivais do Senhor no período do Carnaval em José de Freitas

Matéria publicada em, 8 de fevereiro de 2013

capa retiros católicosCentenas de jovens estão trocando a folia de momo pelos Festivais do Senhor ou Retiros. Jovens católicos e evangélicos fazem uma escolha, que é a de ficar confinados em louvor e oração a participar da “festa da carne”.

“Em todos os retiros acontecem palestras com temas variados, brincadeiras e muita oração. É um momento de reflexão sobre a vivência no mundo de hoje, onde os diferentes tipos de famílias tornam as pessoas mais individualistas e onde os jovens estão cada vez mais distantes de Deus e à mercê das facilidades mundanas, como drogas e prostituição. É um momento para refletirmos o mundo em que vivemos; momento de renovação da nossa fé em oração com Cristo”, disse o coordenador de grupo Paulinho Kelé.

Seis grupos de retirantes da igreja católica da cidade e alguns grupos de oração, além de dois grupos evangélicos, começam a se reunir para a festa do Senhor a partir da tarde desta sexta-feira (08/02) até a manhã de quarta-feira (13/02) em prédios públicos da cidade.

O retiro espiritual da Igreja Adventista do Sétimo Dia será realizado na Comunidade Barrocas, zona rural do município e terá a participação de cerca de 250 retirantes. Estarão reunidos nesse retiro jovens fiéis da cidade de José de Freitas, além de outras cidades, como Campo Maior, Castelo, Paes Landim, São Raimundo Nonato, Lagoa Alegre, União e Balsas no Maranhão. O encontro desse ano terá início nesta sexta-feira (08), e terá o tema de “Gente como Jesus”. O encontro terá a coordenação espiritual do pastor Edwilson Ramos. Cerca de outros 300 jovens evangélicos também estarão em retiro na escola Agrotécnica Firmo José Cunha, na barragem do Bezerro.

O Retiro Cidade de Sião se reúne na Escola Municipal Agripina Portela.  A visitação é aberta à comunidade todos os dias, mas apenas para conhecimento do espaço e dos trabalhos realizados, sem contato com os retirantes.

cats

Além dos retiros há os Grupos de Orações da Renovação Carismática Cristã que se reúnem nesse período para promoverem o Festival do Senhor, como é o caso dos grupos Nova Aliança Rcc, Sal Da Terra Rcc, Luz do Mundo Rcc e Filhos de Israel.

Esses grupos de oração da Renovação Carismática Católica reúnem-se na Escola Senhor Carvalho para fazer o Festival do Senhor. Lá, não há confinamento, os participantes chegam pela manhã e retornam a suas casas para as refeições, como também para dormir. O Festival do Senhor da RCC acontece no domingo, segunda e terça e é aberto ao público que desejar participar.

Para finalizar a programação dos retiros católicos, será celebrada uma missa reunindo todos os retiros na quarta-feira de Cinzas, às 17h no Ginásio Poliesportivo, no centro da cidade, com o Padre Gilcimar Lima Machado.

Os retiros católicos estarão concentrados nos seguintes locais:

1- Retiro Novo Caminho (RNC) – U. E. Governador Pedro Freitas

2- Retiro Vida Nova (RVN) – CAIC

3- Retiro Cidade de Sião –  E. M. Agripina Portela

4- Retiro Nova Fonte (RNF) –  U. E. Antonio Freitas

5- Retiro Nova Jerusalém (RNJ) –  U. E. Ferdinand Freitas

6- Retiro Sagrado Coração de Jesus (RSCJ) – Escola da localidade Olinda

7- Renovação  Carismática Católica (RCC) – U. E. Senhor Carvalho

Acompanhe os dados de cada retiro católico na cidade e da RCC:

dados

Sobre a indagação de algumas pessoas a respeito dos retiros serem realizados no período do carnaval em José de Freitas e não no Zé Pereira, Dudu Silva, um dos tios apoios de retiros na cidade, é enfático: “É feito no carnaval, simplesmente por uma questão de logística. Se tivéssemos condições de viabilizar alimentação para 100 pessoas com facilidade, faríamos no Zé Pereira, no Carnaval e em outras oportunidades”. E acrescenta: “O objetivo deste trabalho é, antes de tudo, formar o cidadão através dos valores cristãos. Não tem o objetivo de privar ninguém da realidade que estamos inseridos, de recolher alguém em uma redoma de vidro ou mundo de ‘fantasias’. O objetivo é motivá-los a uma reflexão sobre sua existência pessoal e cristã, e a partir desta, ajuda-los a discernir o que lhes for mais conveniente!”, disse.

Desde 2011 os retiros estão reconhecidos em lei municipal, já que naquele ano foi sancionada pelo executivo a Lei que “Institui o Conselho Municipal de Fomento aos Retiros – COMFER, que terá como objetivo principal gerenciar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos no incentivo da referida atividade sócio-cultural e aprovar seu Regimento Interno”. Além do CONFER, foi sancionada outra lei municipal, que “dispõe sobre a tutela e reconhecimento dos retiros como patrimônio imaterial da cultura de José de Freitas, incentivando a sua realização”.

Da Redação


Revista Opinião