Capoeiristas freitenses conquistam medalhas em campeonato realizado em Teresina

Matéria publicada em, 14 de abril de 2013

Neste sábado (13/04), a equipe do Raízes do Brasil de José de Freitas foi a Teresina participar do II Campeonato Estadual de Capoeira do Grupo Raízes do Brasil-PI. Nove capoeiristas foram representando a capoeira freitense, mas apenas seis participaram para competir, sendo duas mulheres e quatro homens.

Em pé da esquerda para a direita: Aline, Pinóquio, Gafanhoto, Tingaúna, Jandáia e Boneca. Agachados da esquerda para a direita: Escorpião, Azilouco e Pezão.
Em pé da esquerda para a direita: Aline, Pinóquio, Gafanhoto, Tingaúna, Jandáia e Boneca. Agachados da esquerda para a direita: Escorpião, Azilouco e Pezão.

O evento contou com 100 competidores divididos em 6 categorias. José de Freitas participou com representantes em 3 categorias, obtendo excelentes colocações. Na categoria “Iniciantes – Masculino” o capoeirista Paulo Geres, o Gafanhoto, terminou em 6º colocado dentre os 16 competidores. A este portal ele disse: “Ganhei muita experiência e isso vai ser muito importante para mim nas próximas competições”.

Na categoria “Intermediários – Masculino”, o capoeirista Hiago Soares (Pezão), ficou na 2ª colocação. “No último campeonato terminei em quarto, agora fiquei em segundo. Então, estou evoluindo. Continuarei treinando muito, pois quero sair cada vez melhor representando a capoeira freitense. Estou Feliz e realizado por ter obtido uma boa colocação depois de muito treino, esforço e dedicação. Foi um evento bom e bem proveitoso, onde pude conhecer novos capoeiristas e trocar experiências sobre a capoeira. Também não posso deixar de agradecer ao meu professor Aerton Tingaúna, pelo incentivo e por nos apoiar sempre”, disse Hiago.

Dobradinha freitense na categoria “Iniciantes – Feminino”. A capoeirista Ana Carolina (Jandáia) levou a medalha de 2ª colocada e Anne Nathielly (Boneca) ficou com o 1º lugar. As duas também ganharam premiações extras: Ana Carolina foi premiada como o melhor jogo no estilo “benguela”, e Anne Nathielly foi premiada também como melhor jogo no estilo SBG.

Ana Carolina falou a nossa equipe: “Valeu a pena cada gota de suor que derramei nos treinos, e esta segunda colocação tem sabor de primeira, visto que a medalha de campeã ficou em casa também. Agora vamos nos preparar para a Copa CEUT em setembro. Faremos de tudo para dá José de Freitas outra vez.” 

A campeã Anne Nathielly (Boneca) ressaltou seu esforço empregado durante todo o período de treinamento e agradeceu ao treinador por sua cobrança e paciência e a sua equipe pelo apoio. “Estou muito contente pelo resultado conquistado, pois fiz uma longa caminhada que envolveu muito esforço e dedicação para chegar até aqui. O objetivo deve ser conquistado e, para tanto, a coragem do esforço contínuo é indispensável. Insisti após cada pequeno ou grande insucesso e aprendi com a derrota a maneira como não se deve tentar lutar, isso me fez aprimorar cada vez mais meu jogo e consegui obter a vitória. Agradeço ao meu professor Aerton Tingaúna, pois sua paciência, tolerância e incansável insistência foram essenciais para esta conquista. Também não posso esquecer de meus grandes parceiros de grupo pela força e o apoio de sempre.” 

DSC00880

Aerton Tingaúna, o técnico da equipe, também falou sobre os resultados conquistados no campeonato. “Há anos fazemos esse trabalho com este esporte em José de Freitas. Já obtivemos muitos bons resultados em campeonatos, até mesmo a nível nacional e continental. Mestre Tucano falou que a capoeira daqui tem tradição e o que esses meninos e meninas fizeram foi honrar esta tradição. Sou eu o técnico sim, mas sem o compromisso que eles [os competidores freitenses] têm com nossa arte, esses resultados não seriam possíveis. Agora é relaxar uns dias, mas logo começaremos a pegar pesado nos preparando para outras competições”, disse Aerton Tingaúna.

Ficha técnica da equipe:

Competidores: Aziz Moisés (Azilouco), Hiago Soares (Pezão), José Florênço (Pinóquio), Paulo Geres (Gafanhoto), Ana Carolina (Jandáia), Anne Nathielly (Boneca).

Apoio técnico: Aline e João Abreu (Escorpião).

Técnico: Aerton Tingaúna.

Da Redação


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO