Conselheiros de José de Freitas participam de Capacitação de Conselheiros do CAE

Matéria publicada em, 30 de abril de 2012

Na última sexta-feira (27 de abril de 2012) três representantes do CAE/JOF-PI, participaram de uma capacitação organizada pela ONG Ação fome Zero com apoio da FIEPI (Federação das Indústrias do Estado do Piauí).

O objetivo do encontro era de oferecer informações técnicas e práticas sobre a análise de contas públicas, gestão e compras da agricultura familiar, promovendo a formação de um espaço de interação e discussão sobre as principais dificuldades do trabalho dos Conselheiros de Alimentação Escolar na análise da prestação de contas do programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O encontro teve a duração de um dia. Devido ao caráter interativo e dinâmico da atividade, foi solicitada dos conselheiros a exposição de suas maiores duvidas para que os palestrantes procurassem esclarece-las. Muitas dúvidas foram esclarecidas, os conselheiros com certeza irão saberão emitir um parecer bem mais coerente com os gastos do recurso do PNAE e com as ações de suas prefeituras a cerca da Alimentação Escolar.

Palestrantes no encontro

 

Fátima Menezes, coordenadora nacional da ONG Ação Fome Zero, disse que o evento foi um sucesso e, que adorou conhecer o Piauí e especificamente os piauienses que compõem os CAEs em nosso Estado, pois segundo ela, esses, demonstraram garra e interesse na missão que adotaram. Já Clemente Gomes de Sousa, Secretário geral do TCU/PI, ressaltou que embora o TCU seja a instância maior em fiscalização dos recursos federais, os conselheiros de alimentação escolar são a pedra base na fiscalização dos recursos do PNAE. Renato Santos Chaves, Auditor de Controle Interno do TCU/PI, disse que de acordo com a base de experiência que tinha, o papel do conselheiro é muito importante frente às fiscalizações dos recursos federais pertinentes a alimentação escolar. O presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/PI), Elias Dib Caddah Neto, afirmou que o CRC estará à disposição dos CAEs para qualquer tipo de ajuda para fiscalizar e a analisar as prestações de contas dos recursos do PNAE.

Representantes do CAE/José de Freitas: Antonia Holanda, Maria Lauriete e Aerton Ezequiel

 

Para Aerton Ezequiel Alves, presidente do Conselho de Alimentação Escolar na cidade de José de Freitas-PI, após sua participação nesta capacitação seus conhecimentos a cerca do tema duplicaram e com isto a fiscalização dos recursos do PNAE destinados a José de Freitas serão melhor fiscalizados, como também colaborarão para que cada vez mais melhore a prestação de serviços aos estudantes com alimentação escolar por parte da prefeitura.

Da Redação com informações de Aerton Tingaúna


Revista Opinião