Portal Revista Opinião

Barragem do Bezerro em José de Freitas sedia a segunda etapa do Piauiense de Triathlon

Matéria publicada em, 21 de março de 2014

A segunda etapa do Campeonato Piauiense de Triathlon já tem data marcada para acontecer. A Federação Piauiense de Triathlon (FEPITri) dará continuidade à competição estadual no próximo dia 29 de março com sua segunda atividade do calendário esportivo. O cenário da Barragem do Bezerro, em José de Freitas – PI, irá receber uma superestrutura para esta segunda prova que agora integra, natação, ciclismo e corrida. A etapa funcionará como seletiva estadual para a Copa Brasil, Campeonato Brasileiro de Triatlhon, marcado para acontecer em outubro. As inscrições podem ser realizadas na Loja Zona Rio (Av. Homero Castelo Branco 1440), na Loja Rios Sport (Shopping Riverside – Loja H66) ou através do site www.compreoseu.com.br.

A prova será realizada em duas categorias: Fast Triathlon e Sprint Triathlon. A primeira, destinada a competidores iniciantes ou que estejam participando pela primeira vez de uma prova do esporte, será uma categoria que exigirá mais velocidade do competidor, contando com um percurso formado por 375m de natação, 10km de ciclismo e 2,5km de corrida. Já na segunda, a modalidade própria das competições nacionais, os atletas deverão cumprir um prova de 750 m a nado, 20 km de bike e 5km correndo.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

De acordo com a Federação Piauiense de Triathlon, para está segunda etapa será dada uma ênfase maior na prova de ciclismo, que deverá manter as regras do campeonato nacional, para garantir aos atletas uma experiência prática da competição brasileira. A prova de natação também ganhará reforço. Devido a esse novo percurso no estadual, a equipe de arbitragem será ainda maior, contando também com árbitros na água.

O ranking dessa prova acumulará pontos para o quadro de pontuação estadual. Os melhores atletas mais bem pontuados nesta e na próxima etapa, garantirão vagas para representar o Piauí no campeonato brasileiro, que será realizado em Manaus. Para Iran Felinto, presidente da FEPITri, a prova representa uma grande oportunidade para os esportistas estaduais. “Para ser o campeão brasileiro é preciso antes passar pelo estadual, o que com certeza é bem mais justo, já que somente os melhores do estado poderão disputar o título nacional. Os três melhores de cada Categoria estarão classificados e poderão se inscrever na Copa Brasil, marcada para o dia 11 de outubro. Ter o Campeonato Piauiense de Triathlon como seletiva para a Copa Brasil será um marco muito importante para nossos atletas e para o desenvolvimento do esporte no Estado”.

A estrutura da prova, que sempre é voltada para a segurança e o lazer do atleta, agora também deve focar na preservação do ambiente natural da Barragem do Bezerro. De acordo com Letício Dantas, da produtora BLR, responsável pela organização da prova, a Prefeitura Municipal de José de Freitas dará apoio para que novas ruas até o local sejam abertas. A etapa, contará ainda com uma ambulância em solo e uma equipe do corpo de bombeiros na água, com caiaques e botes salva-vidas. “Vamos sinalizar todo o percurso com cones, e montaremos ainda um estacionamento exclusivo para atletas e para os convidados”, explica.

A largada da prova deve acontecer pontualmente as 7h da manhã. Atletas do Ceará, Maranhão, São Paulo, e até da França já estão inscritos. A expectativa é que, para executar todo o percurso, cerca de 70 competidores se inscrevam nesta seletiva estadual para o campeonato brasileiro.

O CAMPEONATO

Ao longo de todo o ano de 2014, os atletas competirão em 07 etapas, com as seguintes datas e modalidades:

16.02.2014 – DUATHLON – TERESINA (AV. RAUL LOPES)

29.03.2014 – SPRINT TRIATHLON / FAST TRIATHLON (FESTIVO) – JOSÉ DE FREITAS

18.05.2014 – AQUATHLON – TERESINA (SETOR DE ESPORTES-UFPI)

10.08.2014 – DUATHLON – TERESINA (AV. RAUL LOPES)

21.09.2014 – SPRINT TRIATHLON / FAST TRIATHLON (FESTIVO) – JOSÉ DE FREITAS

19.10.2014 – AQUATHLON – TERESINA (SETOR DE ESPORTES-UFPI)

13.12.2014 – TRIATHLON TEAM RELAY (REVEZAMENTO) – JOSÉ DE FREITAS

INSCRIÇÕES:

Presencial: Loja Zona Rio (Av. Homero Castelo Branco, 1440) – Loja Rios Sport (Shopping Riverside – Loja H66)

Fonte e imagem: Confederação Brasileira de Triatlon


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO