Portal Revista Opinião

Bancário de José de Freitas participa de seminário sobre sustentabilidade em São Raimundo Nonato

Matéria publicada em, 31 de março de 2012

São Raimundo Nonato (520 km ao sul de Teresina) sediou a primeira etapa do ciclo de capacitação oferecido pela Fundação Verde Herbert Daniel denominado Piauí na Rota da Sustentabilidade: Possibilidades no Ecoturismo. Parnaíba e Teresina serão as outras duas cidades que receberão o evento no estado. O evento teve a participação do bancário Luis Alves, membro do PV de José de Freitas.

Luis Alves, membro do PV de José de Freitas participando do evento

Luis Alves atento às palestras durante o encontro

 

Teresa Britto, vereadora de Teresina e coordenadora dos trabalhos no estado, preferiu descentralizar para poder ter mais capilaridade. “Quando escolhemos três cidades para sediar o evento, naturalmente atingimos um maior número de pessoas e de maior diversificação, pois diminuímos as barreiras da distância, além de realçarmos a importância de outras regiões do estado”, afirma Britto.

Marcelo Silva, presidente do Conselho Curador da FVHD e a vereadora Teresa Britto abriram os trabalhos em São Raimundo Nonato

 

Na manhã do sábado (24) o Museu do Homem Americano recebeu mais de cem pessoas para interagir com os palestrantes das várias áreas temáticas abrangidas pelo seminário. José Paulo Toffano, diretor técnico da FVHD acredita que a proximidade com o Parque Nacional da Serra da Capivara deu um toque especial ao evento. “O Parque Nacional é emblemático. Temos nas proximidades também outro parque: o da Serra das Confusões. O Ecoturismo nesses locais, no semi-árido do Piauí é uma oportunidade e tanto de desenvolvimento com respeito à natureza”, diz Toffano.

Dr. Luis Airton Santos, Secretário de Saúde de Teresina trouxe a palestra Saúde Pública e Meio Ambiente, quando enfatizou a história da medicina e sua evolução junto à população. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí, Dr. Sigifrói Moreno Filho, explicou os perigos e a inconstitucionalidade das alterações que estão sendo propostas no Código Florestal Brasileiro.

Sigifroi Moreno, OAB/PI, falando sobre o Novo Código Florestal

 

No encontro, os participantes foram para o aeroporto inacabado da cidade protestar pacificamente pelos Parques da Serra da Capivara, pelo Parque da Serra das Confusões e pela conclusão das obras do aeródromo, que aumentariam substancialmente a possibilidade de exploração do turismo na região. O domingo (25) foi reservado para os participantes visitarem o Parque Nacional da Serra da Capivara.

Protesto pacífico pela sustentabilidade

Teresa Britto, Niéde Guidon e Luis Alves

 

Segundo Luis Alves, membro do PV de José de Freitas, que participou do evento em São Raimundo Nonato, o Parque Nacional da Serra da Capivara está passando por sérios problemas financeiros. “Niede Guidon nos falou que, se até o dia 31 deste mês os recursos não forem repassados pelo governo, ela terá que demitir todos os funcionários”.

Da Redação                                                   Fonte: Fundação Herbert Daniel


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO