Portal Revista Opinião

Após novos ataques de piranhas, Barragem do Bezerro é interditada novamente em José de Freitas

Matéria publicada em, 31 de julho de 2015

Após novos ataques de piranhas a banhistas na Barragem do Bezerro em José de Freitas, o promotor de justiça Flávio Teixeira de Abreu Júnior, titular da 2ª Promotoria da Comarca de José de Freitas-PI, encaminhou nesta quinta-feira, 30 de julho de 2015, ofício às Secretarias do Meio Ambiente do Estado do Piauí e do Município de José de Freitas, pedindo a imediata interdição temporária da Barragem do Bezerro.

Banhistas estão proibidos de banhar nas águas da barragem do bezerro temporariamente

Banhistas estão proibidos de banhar nas águas da barragem do bezerro temporariamente

Os ofícios foram encaminhados ao Secretário Municipal de Meio Ambiente de José de Freitas-PI, Fernando Freitas e ao Secretário do Meio Ambiente Estadual, Ziza Carvalho. Além da imediata interdição do balneário, foi pedido que sejam fixadas placas na extensão da lago, avisando aos turistas da interdição e da presença de piranhas no local.

Flavio Teixeira pediu a interdição da barragem até que sejam adotadas medidas para combater os ataques das piranhas aos banhistas.

Antes mesmo da chegada do Samu, amigos prestaram os primeiros socorros fazendo um curativo no ferimento de uma das vítimas

Antes mesmo da chegada do Samu, amigos prestaram os primeiros socorros fazendo um curativo no ferimento de uma das vítimas no início deste ano de 2015

O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo de José de Freitas, Fernando de Almendra Freitas, informou que já acatou a recomendação do MP. Segundo Fernando Freitas, cerca de 100 pessoas, entre turistas e moradores foram atacados recentemente. De acordo com o secretário municipal, o último ataque foi contra um garoto que teve um dedo amputado.

Fernando informou que a partir de segunda-feira (3 de agosto de 2015) vai iniciar grandes pescas na Barragem do Bezerro para reduzir a quantidade de peixes na área. Ele acrescentou ainda que vai pedir ajuda ao Ministério da Pesca, para combater o ataque das piranhas na barragem.

No mês de março deste ano, pelo menos 5 turistas foram atacados por piranhas enquanto tomavam banho nas águas da Barragem do Bezerro na cidade de José de Freitas-PI. Os ataques ocorreram do lado oeste da Barragem. Nada foi feito pelas autoridades competentes na ocasião.

Vítima ficou com um ferimento aberto no pé esquerdo em março deste ano

Vítima ficou com um ferimento aberto no pé esquerdo em março deste ano

Antes, no início de 2012, quando foram muito frequentes o ataque de piranhas a banhistas no balneário, cerca de 210 mil alevinos foram colocados na barragem. Além de tilápias, foram colocados também tambaqui, curimatá, carpa, caramujo e camarão de água doce, visando o equilíbrio ambiental.

Desde aquele ano, a prefeitura de José de Freitas não buscou mais parcerias com os órgãos do meio ambiente para continuar com as ações, ocasionando, desta forma, o retorno do desequilíbrio das duas populações no ambiente.

A pesca artesanal também é uma opção para manter o controle da espécie.

Da Redação


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO