Portal Revista Opinião

Água para o Piauí é tema de reunião dos deputados com Ideli Salvatti

Matéria publicada em, 14 de setembro de 2011

Os deputados federais Assis Carvalho e Jesus Rodrigues (PT/PI) pediram à ministra das Relações Institucionais Ideli Salvatti que dê atenção aos projetos de transposição das águas do rio Tocantins para o Parnaíba e à conclusão das eclusas da barragem da Boa Esperança, respectivamente. As obras darão condições para navegabilidade do Parnaíba e garantia de fornecimento de água para as regiões mais secas do estado.

A ministra das Relações Institucionais Ideli Salvatti, que tem o papel de coordenadora política da presidenta Dilma, se reuniu na manhã desta quarta-feira, 14, com os deputados federais representantes das regiões Norte e Nordeste. E ouviu deles reivindicações referentes às liberações de emendas e sugestões de projetos que beneficiam os estados das duas regiões.

O deputado Assis Carvalho fez referência ao projeto do falecido ex-presidente José Alencar que, quando senador, defendeu proposta da transposição do rio Tocantins pelo sul do Piauí para levar água para as populações em qualidade e quantidade suficientes para o consumo humano, para a produção agrícola e para possibilitar a navegabilidade do rio Parnaíba.

A ministra reconheceu a importância de projetos como estes dentro do Plano Nacional de Hidrovias e garantiu que está fazendo gestão junto aos ministros Teresa Campelo, do Desenvolvimento Social, e Fernando Bezerra Coelho, da Integração Nacional, para viabilizar as propostas.

“O sul do Piauí é altamente produtivo, então a idéia é trazer os produtos do cerrado por hidrovias até a capital Teresina, onde os produtos seguirão por linha férrea até os postos de Pecém, no Ceará, e Itaqui, no Maranhão. Projetos como estes são estrategicamente importantes para aquela região” disse a ministra.

Da Redação                           (Fonte: assessoria dep. Assis Carvalho)


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO