Portal Revista Opinião

4º Aulão de Capoeira é realizado em José de Freitas

Matéria publicada em, 18 de junho de 2013

Aconteceu no último domingo, dia 16/06, mais um movimento do Grupo Raízes do Brasil em José de Freitas, foi o “4º Aulão de Capoeira”, com o tema “Fundamento da Capoeira Desportiva”, o ministrante foi o Professor de Educação Física e mestre em capoeira, George Fredson, o mestre Touro.

Mestre Touro e Tingaúna

Mestre Touro e Tingaúna

O tema foi de suma importância pra todos os participantes, principalmente para os capoeiritas freitenses, esses cada vez mais destacam-se no cenário de capoeira, estão se preparando muito para as próximas competições com o intuito de obter mais resultados positivos. Mais de 80 pessoas participaram do evento. Além de José de Freitas havia também participantes de Luzilândia, Altos, Barras, Teresina e Timon. Esse ano o grupo tem planos para mais dois eventos, um em agosto e outro em novembro.

Momento da aula teórica apresentada por Mestre Touro

Momento da aula teórica apresentada por Mestre Touro

Raízes do Brasil /José de Freitas

Há 14 anos o grupo liderado por Aerton Tingaúna realiza esse trabalho de capoeira aqui na cidade de José de Freitas, onde no que diz respeito a competições já se produziu vários campeões. E, de acordo com as últimas competições, ao que tudo indica, os bons resultados só têm a aumentar, pois, segundo Aerton, “a turma está a mil, treinando”.

Momentos da aula prática

Momentos da aula prática

Veja os depoimentos de alguns participantes à cerca do evento:

“O mestre foi bem direto, não deixou lacunas, contribuiu muito na minha formação de atleta competidor, me deu mais foco! A prática foi bem intensiva, direcionada ao jogo cooperativo, valorizando a ideia de que a relação entre os competidores deve ser mutuamente honesta e harmônica! Frisou de que um depende do outro para ter bom desempenho, que o companheirismo é essencial para mostrar um bom jogo aos árbitros! (Azilouco, Raízes do Brasil / JF-PI)

“Construtivo. Aprendi muito do conteúdo e troquei conhecimentos com os membros dos outros grupos!” (Claudilan, aluno do professor Naja do Grupo Lembrança de Negro / JF-PI)

“A iniciativa do professor Tingaúna e do mestre Touro foi muito legal, esclareceu muito sobre a nossa competição e também promoveu a integração dos capoeiristas de sua cidade com os de outras.” (Prof Tiúba, Raízes do Brasil / Timon-MA)

“Acredito na força de eventos como esse, não só contribuem para o crescimento da capoeira, como mostram o engajamento de professores na busca pelo conhecimento e informação, levando aos seus alunos a evolução da capoeira sem deixar que esqueçam os fundamentos. Os organizadores e o palestrante estão de parabéns.” (Graduado Aranha, Raízes do Brasil / THE-PI)

“O evento vem só consolidar a evolução para a capoeira de José de Freitas, não só na roda, mas em organização.” (Jandaia, Raízes do Brasil / JF-PI) 

“Muito importante participar de eventos como este, pois é indispensável a busca por conhecimento e esclarecimento sobre a capoeira.” (Prof Cujuba, Grupo Zumbi / THE-PI)

“Adorei! Conseguimos realizar um bom evento. Foi muito proveitoso, aprendemos e compartilhamos experiências, fizemos amizades que é o mais importante. Sem duvida isso foi muito bom para a evolução da capoeira freitense.” (Nathielly Boneca, Raízes do Brasil / JF-PI)

Roda de Capoeira

Da Redação                                                                                        Informações e fotos: Aerton Tingaúna


Revista Opinião
ESPORTES
ENTRETENIMENTO